ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: O Cristão segue a Cristo.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
Mateus 4,12-17.23-25
Os Santos servem como setas que indicam o caminho. Mas Jesus é o Caminho. As vezes paramos nas placas. Por isso nunca chegaremos ao destino de nossa jornada. As placas e os GPS’s são importantes e sem estes instrumentos vamos nos perder facilmente, mas eles nos levam ao destino e jamais será o destino.
No Evangelho de hoje, vemos o quanto João Batista foi essa maravilhosa seta que indica o Caminho. Na verdade Mateus faz um confrontação com a figura de Jesus.
Encontramos ao menos seis elementos para uma confrontação entre as duas figuras:
- João desenvolve sua atividade no deserto. Uma terra árida, incapaz de produzir fruto. Com ausência de vida. Jesus se dirige a Galileia, região muito fértil, cheia de vida e se situa, precisamente, às margens do assim chamado mar de Galileia.
- Embora haja uma frase idêntica que pronunciam os dois, é bem diverso não só o contexto mas o significado que esta frase tem na boca de cada um deles. A frase é: “Convertei-vos porque o Reino dos céus chegou”. Nos lábios de João a frase soa a ascese, purificação, morte. Nos lábios de Jesus a frase soa a cura, proximidade, esperança, vida.
- João pregava no deserto, mais ainda, vivia ali. Jesus “percorria toda a Galileia ensinando”.
- O discurso de João era duro, de ameaças, de destruição. Jesus proclamava a boa nova do Reino.
- João nos disse que ele batizava com água enquanto Jesus batizará com o Espírito Santo e fogo.
- A pregação de João terminava ali. A de Jesus suscitava em muitos o seguimento.