Parábola das 10 virgens. (EFC)
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
(Mt 25,1-13)
No começo do capítulo 25, com a parábola das dez virgens, Jesus educa na atitude de vigiar, que deve ser característica de todo discípulo, de todo aquele que vive uma relação estreita, de abandono total a Jesus (expressado na imagem das “virgens”).
“Vigiar” significa propriamente abster-se do sonho. Isto é o que precisamente se ilustra no comportamento das virgens.
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja.
«No meio da noite»
As dez virgens quiseram todas elas ir ao encontro do esposo. Que significa ir ao encontro do esposo? É ir com o seu coração, é viver na espera da sua chegada. Mas ele tardava a vir e “todas adormeceram”… Que significam estas palavras: “O sono caiu sobre todas elas”?
Há um sono a que ninguém pode escapar. Lembrem-se daquelas palavras do apóstolo Paulo: “Não queremos, irmão, que ignoreis o que diz respeito aos que dormem” (1 Ts 4,12), isto é, aos que estão mortos… Elas adormeceram todas. Acreditais que a virgem prudente possa escapar à morte? Não, sejam elas prudentes ou loucas, todas devem passar pelo sono da morte… “E eis que, no meio da noite, um grito se ouviu”. Que quer isto dizer? É no momento em que ninguém pensa, em que ninguém espera… Ele virá no momento em que pensarmos menos nisso.
Porque virá ele assim? “Porque, diz ele, não vos compete conhecer o tempo ou a hora que o Pai fixou na sua autoridade” (At 1,7).
“O dia do Senhor, diz o apóstolo Paulo, virá como um ladrão em plena noite“ (1 Ts 5,3). Vigiai, pois, durante a noite para não serdes surpreendidos pelo ladrão. Pois, que o queirais ou não, o sono da morte virá… E, no entanto, isso só acontecerá quando se ouvir um grito no meio da noite.
Que grito é este, senão aquele de que o apóstolo Paulo diz: “Num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados” (1 Co 15,52). Após aquele grito que ressoará no meio da noite: “Eis que o esposo vem”, que acontecerá? “Todas se levantaram”.