ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “Quem quiser me seguir, tome sua cruz”.

Lucas 9,22-25

 Sem seguimento do Crucificado não há discipulado: a Cruz do Mestre é a glória do discípulo.

Este Filho do homem “deve sofrer muito”. Notemos que disse “deve”, ou seja, que é preciso que sofra, que seja reprovado e condenado à morte para ressuscitar. Este “deve” não significa imposição cruel, mas “lógica salvífica divina”.

 Com isto nos disse que para Jesus seu sofrimento e sua morte eram cumprimento da vontade do Pai. Jesus morre na cruz por nós porque nos ama e ama ao Pai que quer nos salvar.

 “Tome sua cruz e siga-me

 Para o discípulo “tomar a cruz” é uma necessidade vital “pois para entrar no Reino deve passar por muitas tribulações” (At 14,22). Carregar a cruz é aceitar os próprios males; pois Jesus os assumiu primeiro e lhes deu um sentido novo, valor redentor; para chegar à plenitude da ressurreição que também nos espera, é preciso que carreguemos a cruz de cada dia com Ele; assim podemos em seus sofrimentos dar vida ao mundo.

 “E siga-me. Jesus nos convida a segui-lo carregados com a cruz, não como quem vai atrás dele, mas sentindo sua presença, por que ele há ficado, está em nós para continuar em nossa vida sua entrega de amor; nosso seguimento se torna configuração d’Ele.

Que nesta quaresma, aprendamos a carregar na paz e na esperança nossas cruzes cotidianas, sem perder de vista a nosso Senhor e Mestre, dando sentido a nossos sofrimentos desde a comunhão com sua Cruz.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: