ESTUDO BÍBLICO NA 30 SEMANA COMUM ANO 2019

ESTUDO BÍBLICO

30ª SEMANA COMUM ANO 2019

SEGUNDA-FEIRA
Lucas 6,12-19

ESCOLHA DOS DOZE

“Foi ao monte para orar e passou a noite na oração de Deus”

 

Na serie de passagens compreendidas entre Lucas 5,1 e 6,11, temos visto como Jesus vem formando, progressivamente, uma comunidade em torno dEle. Temos visto, também, qual é a experiência de fundo que caracteriza esta nova comunidade e em que se baseia esta.

 

O evangelho de Lucas começa agora, em 6,12, com uma nova seção, onde vemos como, a partir de um grupo eleito de doze, o Mestre conduz um itinerário particular de formação que tem duas finalidades: a aprendizagem da “palavra” de Jesus e a aprendizagem da “missão” de Jesus.

 

Esta seção concluirá no capítulo 9, quando, os doze, vão, em missão, e, ao regressar, recebem a lição sobre a Cruz. Esta se percebe a partir desta passagem, quando os discípulos começam a ser chamados também “apóstolos” (6,13).

 

Notemos como em toda esta seção do evangelho os discípulos aparecem em segundo plano na missão de Jesus. São mencionados somente em momentos chave, porque o centro é Jesus, que, com suas palavras e obras de poder, revela o núcleo do evangelho.

 

Por enquanto, a tarefa dos discípulos é “ouvir” e “ver”. O primeiro passo que Jesus dá é a diferenciação do grupo dos doze da multidão e do resto dos discípulos. Prestemos muita atenção a algumas particularidades do comportamento de Jesus nesta cena vocacional:

 

  1. Jesus começa com uma vigília de oração: (6,12)

 

“Foi ao monte para orar e passou a noite na oração de Deus”. Este passar a noite inteira em oração é significativo e devia atrair-nos para uma amorosa contemplação deste momento.

 

Todo o ministério de Jesus, até seu último instante na Cruz, tem como constante a oração. Isto se ver nos momentos decisivos de seu ministério e a eleição dos doze é um deles. Sabemos que o tema da oração é importante no evangelho de Lucas e que Jesus é o modelo do orante (ver 3,21; 5,16; 9,18.28.29; 10,21;11,1;2 2,29-46; 23,34.46). Na oração de Jesus neste texto fica claro que:

  • Deus Pai está na raiz de toda experiência vocacional: Ele está ali presente, com a mão na obra, guiando a historia da salvação, na qual se insere todo chamado particular;
  • Jesus invoca a benção de Deus sobre o ato que está a ponto de realizar.
  • A oração é um dos pontos mais importantes do discipulado; é o ponto de partida do itinerário dos doze, ao longo de sua vida, estes terão que voltar uma e outra vez a este primeiro momento.

 

  1. Jesus distingue os ‘doze’ do amplo grupo de discípulos (6,13)

 

…“a quem chamou também apóstolos”. Aos doze também os chamou “Apóstolos” (que significa “enviados”). Cristo escolheu os doze apóstolos para resgatar o sentido das doze tribos de Israel que Deus deveria reunir no fim dos tempos, conforme o que está dito nas Escrituras.

 

De fato, o número evoca a comunidade da primeira Aliança: as doze tribos de Israel. Estas, que, no momento do ministério de Jesus, já, praticamente, não existem como tais (só restavam duas tribos e meia); dai que o formar uma comunidade, precisamente com este número, é uma provocação profética de Jesus, uma forma concreta de chamar a todo o povo de Deus.

 

Desde o Antigo Testamento se vê como Deus tinha em seu projeto a formação de um povo que fosse modelo e convocasse a todos da terra ao serviço do único Deus. O chamado dos ‘doze’ nos coloca ante um aspecto fundamental do ministério de Jesus: a Aliança e a vocação fundamental do povo de Deus.

 

Estão se realizando as antigas profecias (ver Ez 39,23-39). Por outra parte, o título “Apóstolo” se refere explicitamente à futura missão que aguarda os escolhidos: eles continuarão a obra de Jesus no mundo. Segundo uma antiga disposição jurídica de Israel, “o enviado é como o que envia”. Os doze, então, serão os representantes de Jesus.

 

  1. Jesus escolhe seus apóstolos entre aqueles que já o haviam ouvido e visto em ação

 

Em passagem anterior, Lucas havia anotado que uma grande multidão afluía para ouvir e ser curados(5,15). Com esses mesmos termos se descreve a “grande multidão de discípulos seus… que haviam vindo para ouvir-lhe e ser curados junto com a multidão (6,17-18).

 

Do meio deles foram tomados os doze. É belo o encontro de Jesus e os doze apóstolos com a imensa multidão que os aguarda na planície, uma vez que descem da montanha da oração. Quando os doze apóstolos descem com Jesus da montanha, o primeiro que encontram é o duro cenário de uma humanidade ferida e necessitada.

 

Porém chama a atenção que toda esta multidão de pessoas vindas inclusive das regiões pagãs da costa marítima (Tiro e Sidônia; 6,17b), se sentem atraídas, fascinadas pelo Mestre de Nazaré, por Ele, que andava em sua missão “pela força do Espírito” (4,14).

 

Ao observar Jesus e vendo que dele saía uma força que curava a todos (6,19), os doze começam a compreender o sentido de sua vocação e para o quê o Mestre os quer capacitar. Por isso eles devem abrir-se aos dons do Mestre e, como se verá, deverão ser os primeiros ouvintes do discurso que segue.

 

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

 

  • Por que o fato de que Jesus escolha “doce” discípulos é uma provocação profética?

_____________________________________________________________________________

 

  • Quando devo tomar uma decisão importante, faço como Jesus dedicando tempo á oração ou, simplesmente, me contento com minhas razões e com aquilo que algum amigo me possa sugerir?

_____________________________________________________________________________

 

Por que Jesus orava antes de decidir algo?

_____________________________________________________________________________

 

  • Sinto que meu grupo, família, comunidade é eleito e com uma missão específica a cumprir?

_____________________________________________________________________________

 

Qual é essa missão? Alguma vez temos dialogado juntos?  Não seria o momento de fazer?

_____________________________________________________________________________

TERÇA-FEIRA Lc 13 18-21

 

 

QUARTA-FEIRA

Lucas 13,22-30

O QUE SE EXIGE PARA ENTRAR NO REINO

Senhor, são poucos os que se salvam?”

 

Jesus segue a viaje de subida para Jerusalém sem por isso deter a missão: “Atravessava cidades e povos ensinando, enquanto caminhava para Jerusalém” (13,22). Parte de sua missão não é somente pregar, mas, também, escutar e responder perguntas das pessoas, como efetivamente acontece na passagem de hoje.

 

Aparece a pergunta de uma pessoa, anônima que, com sua pergunta, deixa ver que:

  • Conhece o texto do quarto livro de Esdras 8,1-3 (escrito na segunda metade do século primeiro depois de Cristo) que disse: “Somente poucas pessoas serão salvas”,
  • Conhece o pensamento dos escribas: “Israel inteiro terá parte no mundo futuro”, somente alguns pecadores particularmente culpáveis serão excluídos (pensamento recolhido tardamente na Mishná, Sanhedrín 10,1).

 

A contradição das duas correntes de pensamentos parece estar atrás da pergunta traçada agora: “Senhor, são poucos os que se salvam?” (13,23).

 

À pergunta Jesus responde com uma exortação.

 

A uma colocação de tipo quantitativo (o “poucos” implica quantidade) Jesus responde com outro de tipo qualitativo (“quem” o logram): “Lutai por entrar pela porta estreita…” (13,24). Da resposta de Jesus aprendemos que é urgente fazer tudo o que possamos para ser admitidos no Reino, antes que seja tarde demais; e a conversão verdadeira é a condição indispensável para que sejamos admitidos, nada poderá substituir esta condição.

 

No evangelho de Lucas a “porta estreita” não é a entrada a um caminho (como en Mt 7,13-14) mas um acesso direto ao lugar de salvação. Ali se entra com “agonia” (como diz literalmente em grego Lc 13,24), quer dizer, com um esforço moral.

 

Logo, com uma parábola, Jesus indica o que vai a acontecer quando termine o tempo final, no qual já não haverá “porta estreita”, mas “porta fechada” (13,25-29). Fora do lugar da salvação ficam todos aqueles que conheceram a missão de Jesus, porém não aceitaram seus ensinamentos. Estes lhe fazem um protesto ao dono da casa para que lhes abra, porém a resposta repetida duas vezes é “Não sei de onde sois” (ou “não sei de que parte estão”).

 

Não importa que tenham sido missionários o que tenham realizado curas, estes ficarão fora porque ao não tomar em serio a Palavra de Jesus, tampouco puseram em prática a vontade de Deus que era a de conformar sua vida com a de Jesus. Mas, pelo contrário, se converteram em “agentes de injustiça” (=obreiros de iniquidade).

 

Os que caminharam como discípulos e evangelizadores, porém não classificaram para meta, se vêem ainda mais humilhados quando são testemunhos do que sucede dentro (13,28-29). Na comunhão definitiva com Deus (“mesa do Reino”) se encontram todos seus predecessores israelitas e também os pagãos (os que vêem dos quatro pontos cardiais), enquanto que eles, os que tiveram a melhor chance com Jesus, ficam fora.

 

A moral da parábola ressoa também como um último chamado: “Há últimos que serão primeiros, e há primeiros que serão últimos” (13,30).

 

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração 

 

  • Segue-se repetindo com outros termos a pergunta inicial do evangelho de hoje?

______________________________________________________________________________

 

Que movimentos promovem a ideia de que só há unos poucos eleitos para a salvação?

_____________________________________________________________________________

 

  • Que implicam as imagens simbólicas da “porta estreita” e a “porta aberta”?

_____________________________________________________________________________

 

  • Que se exige de maneira especial às pessoas que se comprometeram com Jesus?

_____________________________________________________________________________

 

Coroa-se a meta pelo simples fato de haver trabalhado por Jesus? Que mais se requer?

______________________________________________________________________________

 

 

 

Quinta-feira

Lucas 13,31-35

O profeta ameaÇado

«Sai e vai daqui, porque Herodes quer matar-te.» 

 

Os fariseus, que sentem, ameaçada, sua reputação, pela presença de Jesus, aproveitam a hostilidade de Herodes com relação a Jesus, para fazer uma proposta: “sai e vai-te” (13,31).

 

Tanto as autoridades civis como os homens piedosos querem desfazer-se do profeta que tem trazido a eles muitos incômodos. A resposta de Jesus vai mostrando devagar sua atitude frente a rejeição da Galileia política e religiosa. Vejamos:

 

  • Jesus chama Herodes de: “raposa” (13,32) . No mundo semítico a “raposa” não é imagem de um animal “astuto” como em nosso mundo ocidental, mas, ao contrário, de “estúpido”. A denuncia é grave: não há nada mais perigoso que uma autoridade sem critério.

 

  • Jesus tem claro o projeto do Pai (13,23). E acima desse projeto não há nenhuma autoridade humana que determine o que deve ou o que não deve Ele fazer.

 

  • Jesus anuncia que Sua morte será de um profeta (ver 13,33). Efetivamente, será arrebatado, porém, no lugar preciso: Jerusalém. Sua morte será de um profeta. Também isto o determina o Pai;

 

  • Jesus entoa um canto de lamentação (ver 13,34). A misericórdia de Jesus, aqui comparada com a ternura de uma galinha com seus ternos pintinhos contrasta com a atitude agressiva de seus futuros assassinos. Enquanto uns dispersam e tiram a vida, Jesus reúne e da vida;

 

  • Jesus lança um juízo profético (13,35). A partir de sua morte haverá uma mudança substancial na história da salvação: a presença de Deus abandonará o templo e este só poderá se encontrado na pessoa de Jesus a quem, na páscoa, o povo que o rejeitou será chamado para confessá-lo como o Messias (ver Atos dos Apóstolos). Portanto, o profeta é ameaçado, porém sua vida não depende das circunstâncias humanas. O caminho de Jesus é o caminho que o Pai tem para ele, e esta consciência determina todas as suas atitudes, frente ao caminho percorrido e o que está por percorrer, frente ao que o acolhe, frente ao que o rejeita, frente à política, frente à religião.

 

Para cultivar a semente da Palavra na vida:

 

  • Que deve caracterizara a um profeta?

_____________________________________________________________________________

 

  • Por que Jesus chama ao rei Herodes “raposa”?

______________________________________________________________________________

 

Que crítica se está fazendo ao mundo da política?

_____________________________________________________________________________

 

  • Quando há pressões para calar a voz do profeta, qual deve ser a atitude cristã frente a isso?

_____________________________________________________________________________

 

 

SEXTA-FEIRA

Lucas 14,1-6

Misericórdia: estar nas mãos do criador e senhor da vida

 

Segunda-feira passada lemos a cura de uma mulher, hoje a de um homem. O “mal” que sofria a mulher era um deficiência física permanente, o “mal” que sofre o homem desta passagem é uma das mais terríveis enfermidades conhecidas no mundo antigo: a “hidropsia”. As duas curas foram no sábado e em meio da espreita dos adversários de Jesus. Porém, ambos são curados e, no passar libertador de Jesus por suas vidas, aprendemos novas lições sobre a misericórdia.

 

  1. A enfermidade: (v.2) Havia ali, diante dele, um homem hidrópico”

 

Para um judeu a hidropesia é um duplo mal pior que a lepra. É uma inchação do ventre compromete gradualmente todos os órgãos internos até chegar ao coração e levar à morte repentina. É muito dolorosa, causa desespero e, sobretudo, num mundo em que a medicina ainda não conseguia descobrir as causas nem oferecer os remédios, submetia o enfermo a uma continua angustia na espera da morte.

 

Ademais, do ponto de vista religioso, esta enfermidade era vista como conseqüência de uma maldição. Era o pior castigo que se podia desejar a um inimigo: “Se vestiu de maldição como de um manto: que penetre em seu seio como água!” (Sl 109,18ª). É também a enfermidade que se atribui às pecadoras adúlteras, conseqüência de seu pecado (Nm 5,21-22; Pv 5,15-23). O hidrópico, então, era uma pessoa repudiada e amaldiçoada socialmente. Existiam alguns meios para atenuar a dor do enfermo, porém estes estavam proibidos em dia de sábado. Como seria o sábado para estes enfermos!

 

  1. A cura: (v.3-4) Então lhe tomou, lhe curou e lhe despediu“.

 

A obra de Jesus frente ao enfermo se realiza à sombra da suspeita: “estavam observando-o”.  Entende-se que era para ver se quebrava as normas sagradas do sábado, se sua misericórdia ia além da Lei de Deus. O sábado hebreu celebra o “descanso de Deus” (Gn 2,2) e medita, amplamente, sobre a plenitude que Deus concedeu a sua criação.

 

Tudo o que se faz em sábado deve ser à imagem de Deus. Sobre este pressuposto Jesus confronta seus adversários: “É lícito (segundo o querer de Deus) curar no sábado ou não?” (v.3). O silêncio do auditório manifesta que não querem comprometer-se com uma resposta que pode vir contra (v.4ª). Jesus realiza três ações:

(a) o “tomou, que indica que estendeu a mão para ajudá-lo;

(b) o “curou”, obra criadoramente nele; e

(c) o “despediu”, que na realidade é “desatar” (dar a liberdade).

 

O homem fica libertado por Jesus em todos os sentidos; o “desatar” evoca a ação pascal de Deus com seu povo, libertação que é, precisamente, o centro da celebração do sábado, plenitude da criação. Jesus trata, ao final, este homem, não como inválido, mas como homem capaz, autônomo e criativo, capaz de conduzir sua vida em sintonia com Deus e assumir uma responsabilidade missionária frente aos demais.

 

  1. O sentido: (v.5-6) “Se algum de vós tem um filho ou um boi que cai num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”

                              

Jesus mesmo responde a pergunta. Seu raciocínio é tão lógico que seus adversários “não puderam replicar ”(v.6). Jesus evoca duas imagens fortes de auxilio que não trás esperança: a de um pai desesperado; e a do dono que corre por o boi que ara seu terreno.

 

Em ambos os casos Jesus se refere à situação dramática do “cair em um poço”. Nas palavras de Jesus fica claro que se não corre para um animal que lhe dá o sustento, e assim salva o bem-estar econômico da família, quanto mais o fará por um filho. O pai não só dá a vida ao filho, mas que o protege e lhe ajuda a desenvolvê-la. Da mesmo modo é Deus, que não só criou o homem, mas que vela por sua vida.

 

A misericórdia de Jesus é a prontidão de Deus que não suporta o sofrimento de seus filhos e que vem a estender-lhe a mão para “tirá-lo” (êxodo) de sua situação. Porém, a misericórdia de Jesus deve ser compartilhada por aqueles que o rodeiam.

 

O Deus da criação e da páscoa pede uma comunidade que saiba viver, a fundo, o “sábado” criador e pascal. Nas mãos daquela comunidade reunida em um banquete festivo havia uma grande tarefa. O silencio dos fariseus foi bem significativo.

 

Para cultivar a semente da Palavra na vida:

 

  • Em que consiste a misericórdia e qual é o seu fundo bíblico, segundo esta passagem?

____________________________________________________________________________

 

  • Que relação havia entre a cena festiva no sábado e o compromisso dos comensais com o sofredor?

____________________________________________________________________________

 

  • Qual o real sentido da celebração do sábado no mundo hebreu?

____________________________________________________________________________

 

Qual o real sentido da celebração dominical no mundo cristão?

_____________________________________________________________________________

 

Que se recebe de Deus e que se oferece aos demais em nome do Deus criador e libertador?

______________________________________________________________________________

 

 

SÁBADO

Mateus 5,1-12a

PARTILHAR A SANTIDADE DE DEUS

Bem-aventurados os de coração puro porque verão a Deus”

 

Começamos este mês de novembro com o olhar posto na meta. O livro do Apocalipse nos abre o horizonte e apresenta um belíssimo panorama: a imensa multidão dos santos que gozam vitoriosos no louvor do céu (ver Ap 7,9). Dentro deste formoso quadro contemplamos surpresos a fascinante santidade da Igreja, que por meio do seguimento de Jesus, já tem coroado a meta.

 

Nessa multidão descobrimos santos com todos os rostos: mães e pais de família; jovens, crianças, adultos e anciãos; sacerdotes, bispos e religiosas. Muitos deles bem conhecidos por seu brilhante testemunho de entrega ao Senhor de múltiplas formas, especialmente na oração e na caridade; por isso agora seu bom exemplo nos anima para seguir o mesmo caminho.

 

Mas a maioria deles, viveu ocultamente a radicalidade de sua fé, vencendo o mal com a força de bem, com gestos simples e cotidianos de amor, aceitando as provas da vida com o olhar fixo em Jesus. Santo Agostinho teve a ousadia de falar de outros santos, que são os “ocultos”, os “latentes”, ou melhor, os “santos escondidos”, aqueles que viveram além dos limites históricos e geográficos da Igreja. Todos eles oram por nós, participam em nossos sofrimentos, partilham nossas alegrias e nos esperam no céu.

 

E, hoje, não só olhamos os rostos desta multidão imensa, mas, também, nos deixamos guiar pelas leituras bíblicas do dia, descobrimos o segredo que habitou seus corações. A primeira carta de João nos ensina que o segredo da santidade não está no esforço humano, mas na iniciativa gratuita de amor com que Deus nos chama a ser seus Filhos. Em outras palavras, Deus nos quer tanto, que deseja que sejamos como Ele: “Olhai com que amor nos amou o Pai para nos chamar de Filhos de Deus, e, de fato, nós o somos!” (1 Jo 3,1).

 

Deus entra em nossa história imprimido em nosso ser a sua mesma santidade e fazendo, assim, de nossa vida uma benção para o mundo. Neste ponto se concentra o evangelho das bem-aventuranças (Mt 5,1-12), o qual nos coloca diante do rosto do santo que Deus quer que sejamos: seu Filho Jesus Cristo. A santidade é um dom, mas também és uma conquista de nossa parte. Se, de nossa parte, vivemos as oito bem-aventuranças, seremos filhos no Filho, ou seja, santos no Santo por excelência:

  • Não seremos soberbos nem orgulhosos, mas reconheceremos, sem lamentação, nossa vulnerabilidade (“Bem-Aventurados os pobres de espírito”; 5,3).
  • Não tentaremos nos impor aos outros, mas respeitaremos e reconheceremos cada homem como nosso irmão, com o mesmo valor nosso, e o amaremos como a nós mesmos (“Bem-Aventurados os mansos”; 5,4).
  • Não dispersaremos no atual “vale de lágrimas”, mas encontraremos sentido no sofrimento, seguindo àquele que por este caminho chegou à ressurreição (“Bem-Aventurados os que choram”; 5,5).
  • Não estaremos preocupados ansiosamente por nossa vida, mas, com uma grande confiança na paternidade de Deus, orientaremos nossa fome e toda nossa sede em realizar a vontade de Deus (“Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça”; 5,6).
  • Não exigiremos o pagamento de nossos devedores irresponsáveis, mas, baseados naquele que nos perdoou sem medida, exercitaremos a misericórdia e o perdão em todos os sentidos com aqueles que “nos devem” (“Bem-Aventurados os misericordiosos”; 5,7).
  • Não olharemos para os outros com preconceitos, mas com um coração livre dos males e pecados que rotulamos, purificados pelo sangue do que deu sua vida por nós na Cruz (“Bem-Aventurados os limpos de coração”; 5,8).
  • Não faremos nada que produza desunião, mas, ao invés, nos comprometeremos com a paz e a vida, de maneira que contribuamos para a construção de uma comunidade que seja a imagem do Deus Trindade (“Bem-Aventurados os pacificadores”; 5,9).
  • Não nos acovardaremos ante a perseguição e a rejeição, mas permaneceremos fiéis à nossa opção por Jesus e seu caminho (“Bem-Aventurados os perseguidos por causa da justiça”; 5,10).

 

Viver a santidade neste mundo é também uma missão. Por isso notamos como as bem-aventuranças são atitudes que curam a humanidade e isso tem um valor ainda maior nestes momentos tão difíceis que vivemos na história. É assim que as bem-aventuranças…

  • Mostram-nos que com a pobreza, a mansidão e a misericórdia, poderemos reverter os conflitos, reduzir a violência, curar as feridas que ela deixa, transformar o ódio em amor e em serviço.
  • ensinam-nos que, se temos um coração puro, então poderemos fazer resplandecer a luz da esperança na noite escura do mundo.
  • Impulsionam-nos a participar ativamente na transformação da nossa dramática realidade sendo construtores da paz com palavras e atos de bondade.

 

Então, a cruz será superada na ressurreição, sobre as lágrimas virá a consolação, a fome e a sede serão saciadas. O caminho desta transformação seguirá sendo sempre a cruz vivida no hoje da perseguição, da incompreensão e rejeição. Não nos esqueçamos: os santos sempre, assim como Jesus, foram profetas para seu contexto e, por isso também compreenderam, amaram e viveram a cruz.

 

Este é o desafio com o qual iniciamos os “ouvintes da Palavra” neste mês de novembro deste ano. Não aspiramos o pouco. Temos uma meta clara. Para ela, esperamos e lutamos profeticamente. A santidade é o “mais alto grau da vida cristã ordinária” (NMI, 31).

 

Cultivemos a semente da Palavra na profundidade do nosso coração.

 

  • O que é ser “santo”? É possível ser santo hoje?
  • Como a santidade é alcançada? Qual é o caminho traçado pelas bem-aventuranças?
  • Eu estou disposto a fazer da busca da santidade a prioridade em minha vida? Que medidas concretas vou tomar para alcançá-la?

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: