Jornada da Paixão 2024
A Quaresma, é o tempo litúrgico de conversão para toda a Igreja, onde o fiel se prepara para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
Para a Comunidade Paz e Bem, este tempo quaresmal, tem um significado muito especial porque fala direto ao nosso carisma: “Na Paixão do Senhor, viver e promover a Paz e o Bem”.
Por isso, vamos nos reunir diariamente para rezarmos o Saltério de Adoração, diante de Jesus Sacramentado contemplando as estações da VIA SACRA, percorrendo o caminho doloroso de Cristo até a ressurreição.
https://www.instagram.com/cc_pazebem/
Roteiro:
5h *Canção de acolhimento
-*Saltério de Adoração
-*dia-a-dia da Paz
-*Envio
COMO REZAR O SALTÉRIO DE ADORAÇÃO
Inicia-se com o CREDO, o PAI-NOSSO e três (03) AVE-MARIAS, sendo:
a primeira oferecida pelo nosso TESTEMUNHO de que cremos no Cristo Ressuscitado. Todos devem perceber naturalmente, que eu amo Jesus, vendo meus atos, pois se meus gestos não evangelizam, as palavras não evangelizarão (São Francisco).
A segunda oferecemos pela nossa OBEDIÊNCIA. Obedecermos a Palavra de Deus, a Igreja, aos pais. Temos tendência a desobedecer, pois carregamos este pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva. É bem verdade que os mares, a tempestade, enfim, os seres tidos como irracionais, obedecem ao Senhor imediatamente.
A terceira e última intenção das ave-marias, é a HUMILDADE, que pode ter sido ferida até por um achar que somos os mais obedientes. A arma do humilde é a verdade. Sua oração é a que alcança Deus. Sabe esperar o tempo de Deus e não busca seus interesses, o segredo é tomar o Amado conhecido e dizer sempre
esta frase consigo: “importa que Deus cresça e que eu desapareça”.
Continuando o Saltério, segue a oração GRAÇAS E LOUVORES SE DÊEM A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO.
E inicia-se a contemplação das 15 estações do saltério, que segue com O ADORAMOS de São Francisco, que substitui aqui o Pai-nosso.
“O ADORAMOS”
Francisco, e seus companheiros tinham um grande amor pela Eucaristia, por isso sempre que viam a torre de uma Igreja, lembravam-se que lá estava o Corpo Eucarístico do Amado, e não importava onde estavam, ajoelhavam-se e devotamente rezavam o “Adoramos”, assim intitulado por Francisco. A oração era a seguinte:
“Nós vos adoramos,
. Senhor Jesus Cristo,
aqui e em todas as tuas Igrejas
espalhadas pelo mundo inteiro,
e vos bendizemos,
porque pela vossa Santa Cruz
redimistes o mundo.”
Nas contas pequenas rezamos MEU DEUS E MEU TUDO. Em cada uma das 15 estações contém 10 contas formando assim o mesmo número dos salmos, por isso o chamamos de SALTÉRIO DE ADORAÇÃO. Finalizamos com a oração de São Francisco:
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém