Maria é a mulher da Palavra (EFC)

Lucas 8,19-21

APOIAR-NOS TOTALMENTE NA PALAVRA:

“Minha mãe e meus irmãos são estes”

Encontramo-nos com um texto mariano no Evangelho de Lucas. Quando lemos o Evangelho de Lucas o primeiro que se nota nas primeiras páginas é o papel ativo que teve Maria na infância de Jesus.

Agora, com a passagem que lemos hoje, nos apercebemos que Maria também está presente em meio à missão de Jesus. Maria quer ver Jesus, já não vive mais a seu lado, está preocupada com Ele.

Poderíamos falar de um encontro à distância entre Jesus e Maria, um evento que arranca uma bonita lição para seus discípulos.

Descubramos relendo o contexto:

  • Vejamos primeiro o contexto: a vinda de Maria e dos irmãos de Jesus se realiza imediatamente depois da conclusão do discurso de Jesus sobre a escuta da Palavra, onde há apontado o tema da correta escuta (8,18). Já desde a conclusão da explicação da parábola do semeador, Jesus havia dito: “a semente que caiu em terra boa, são os que depois de ter ouvido, conservam a Palavra com coração bom e reto, e dão frutos com perseverança (8,15);
  • Vejamos agora o texto: com a chegada de Maria, o ensino de Jesus sobre a “escuta” chega a seu ponto final, ela é a confirmação de tudo o que Jesus acaba de ensinar. Daria a impressão de que Jesus queria distanciar-se de sua família, porém na realidade os estão pondo como modelo da correta escuta (a que muda o comportamento), eles são “os que ouvem a Palavra de Deus e a cumprem” (8,21);
  • Confirmação do anterior é que o comportamento de Maria com relação à Palavra de Deus há recebido uma calorosa felicitação por meio dos lábios de Isabel: Feliz a que há crido que se cumpririam as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor!” (1,45). A atitude fundamental de Maria é a de apoiar-se totalmente na Palavra de Deus e segui-la.
  • Maria está unida estreitamente a Jesus, porém sua relação com Ele não depende somente da maternidade, mas da acolhida, cheia de fé e de obediência a Palavra de Deus. Porque Maria de Nazaré é modelo de todo discípulo, porque ela sabe fazer o itinerário espiritual que vai do “ouvir” ao “fazer” a Palavra de Deus, o que Jesus há dito a seus discípulos, que devem crer na Palavra de Deus, foi que chegou a ser a Mãe do Filho Santo de Deus.

Aprofundemos com os nossos pais na fé

São Máximo Confessor (cerca de 580-662), monge e teólogo.

“Uma lâmpada para meus passos é tua palavra, uma luz no meu caminho” (Sl 118,105)

A lâmpada no lampadário é nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai “que ilumina todo o homem que vem a este mundo” (Jo 1,9).

Dito de outro modo, é a Sabedoria e a Palavra do Pai; que tendo aceitado nossa carne, tornou-se realmente e foi chamada a “luz” do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade.

Torna-se assim visível a todas as nações e brilha para “todos os da casa”, isto é, para o mundo inteiro, tal como é dito nas suas palavras: “Não se acende uma candeia para a por debaixo de um vaso, mas no

candelabro onde brilhe para todos os da casa” (Mt 5,15).

Como se vê, Cristo designa-se a si mesmo como lâmpada. Sendo Deus por natureza, tornou-se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne, tal como debaixo de um vaso…

Era nisto que Davi pensava quando dizia: “Uma lâmpada para os meus passos é a tua palavra, uma luz no meu caminho” (Sl 118,105). Porque faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens, o meu Salvador e Deus é chamado lâmpada na Sagrada Escritura.

Porque é o único a poder aniquilar as trevas da ignorância e a dissipar a escuridão do pecado, tornou-se para todos caminho de salvação.

Conduz junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com Ele pelo caminho dos mandamentos, considerado caminho da justiça.

O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação.

É deste modo que os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro… Mas numa condição: não a esconder sob a letra da lei.

Todo aquele que fica preso apenas à letra da Escritura vive segundo a carne: põe a lâmpada debaixo do vaso. Pelo contrário, colocada no lampadário, a Igreja ilumina todos os homens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: