“Não peço que os tires do mundo, mas os preserves do mal” (EFC)

João 17,11b-19

A ORAÇÃO DO BOM PASTOR (II).

“Cuidar em teu nome os que me tens dado”

  1. O contexto da oração de Jesus

É noite, véspera da Páscoa, que é a festa da lua cheia, de maneira que o rosto de Jesus se vê resplandecer, sob a luz intensa da lua, no momento de sua oração. Pelo tom de suas palavras notamos sua ternura e sua pressa de bom pastor.

E esse amor profundo e o sentido de responsabilidade, que em diversas ocasiões manifestou por seus discípulos (Jo 10,27-30), o notamos também agora em sua oração com o olhar cravado no Pai que é a fonte de sua vida, de sua missão, de seu amor capaz de ir até a entrega extrema.

Jesus ora em voz alta, que também o escutem seus discípulos, lhes dá permissão para que conheçam seu coração orante, para que compartilhem sua intensa relação com o Pai e para que saibam o que quer deles.

Jesus ora em voz alta, para que sua oração se prolongue em nossa própria oração. Por esta razão, a oração de Jesus em Jo 17 é uma verdadeira escola de oração que, além de “oração sacerdotal”, também podemos chamar: “a oração do Bom Pastor”.

As ovelhas “escutam sua voz” e o seguem em sintonia com seu coração, fazendo eco na história à voz, às atitudes e compromissos revelados em sua oração.

  • Como Jesus ora

A oração de Jesus em  Jo 17, se desenvolve em três círculos, que são relacionais: primeiro se centra na pessoa e na missão de Jesus com relação ao Pai, logo depois na relação de Jesus com os onze discípulos que ficam – sob a luz do amor do Pai -, e finalmente na relação de Jesus e sua comunidade com os discípulos que ingressarão à comunidade nos tempos futuro, entrando na família do Pai.

Em cada etapa da oração vai entrando novos personagens, temas e súplicas que -cumulativamente- confluem e se inter-relacionam até criar um conjunto único e tridimensional no qual o mundo inteiro é relido desde o telão de fundo da obra salvífica de Deus. E aí dentro, cada um de nós ocupa um lugar.

Observemos os três movimentos da oração de Jesus:

  • Jo 17,1-5: Jesus ora por sua própria glorificação, de maneira que possa cumprir a obra que iniciou com seus discípulos;
  • Jo 17,6-19: Jesus ora pela comunidade que tem formado. Os vv.6-10: Faz memória a tarefa realizada até esse momento, e o fato de ter sido acolhido por seus discípulos, vv.11-19: Pede ao Pai que proteja, em seu nome, os discípulos e que os santifique na verdade;
  • Jo 17, 20-26: Jesus ora pelo futuro da evangelização, por todos os que acreditarão na pregação apostólica e, finalmente, pelas futuras comunidades, cuja plenitude será sua comunhão de vida com o Pai.

Aprofundemos com os nossos pais na fé

Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (África do Norte) e doutor da Igreja

«Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.»

Escutai todos, juízes e gentios…; escutai, todos os reinos da terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu Reino não é deste mundo» (Jn 18,36). Não temais, pois, com esse temor insensato que se apoderou de Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento… Não, diz o Salvador, «o meu Reino não é deste mundo». Vinde todos a um Reino que não é deste mundo»; vinde a ele pela fé; que o temor não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus falando de Seu Pai diz: «Por Ele, fui estabelecido rei sobre Sião, sua montanha sagrada» (Sl. 2,6). Mas esta Sião e esta montanha não são deste mundo. O que é, portanto, o seu Reino? São aqueles que crêem n’Ele, aqueles a quem Ele diz: «Vós não sois do mundo, como Eu não sou do mundo ». E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e ora a seu Pai: «Eu não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal», pois Ele não disse: «O meu Reino não está neste mundo», mas sim: «Ele não é deste mundo; se ele fos se deste mundo, os meus vassalos viriam combater para que eu não fosse preso» (Jo 18,36). De fato, o seu Reino está verdadeiramente aqui na terra até ao fim do mundo; até à ceifa o joio está misturado com o bom grão (Mt 13, 24)… O seu Reino não é daqui, porque Ele écomo um peregrino neste mundo. Àqueles sobre quem reina, diz: «Vós não sois do mundo, porque eu vos escolhi do meio do mundo» (Jo 15,19). Portanto, eles eram deste mundo quando ainda não eram o Seu Reino e pertenciam ao príncipe deste mundo (Jo 12,13)… Todos aqueles que são da raça de Adão pecador, pertencem a este mundo. «Deus arrancou-nos verdadeiramente do poder das trevas e transferiu-nos para o Reino de Seu Filho muito amado» (Col l, l3)      

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: