Domingo do Bom Pastor
“Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora… As ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Ler mais“Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora… As ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Ler maisA quarta Semana da Páscoa é dedicada a Jesus, nosso Bom Pastor. Vamos meditar nesse tão grande mistério de amor e cuidado de Deus para com seu povo.
Iniciamos a Semana com nosso querido S. José Operário.
Jesus em fim fala abertamente sobre o grande dom que ele deixará para os cristãos: A Eucaristia! “Quem como deste pão viverá eternamente”.
Ler maisJesus utiliza duas imagens cotidianas e, ao mesmo, tempo fortes, para expressar o que acontece no encontro vivo com Ele. Em Jesus a vida encontra uma nova satisfação porque Ele é a resposta ao que está no fundo de todas as buscas. A fome acaba quando conhecemos a Jesus e, por Ele, a Deus. Nele o coração inquieto encontra seu repouso, o coração faminto é saciado em seus mais profundos desejos.
Ler maisMensalmente, o programa sorteia R$ 25 mil entre todos os participantes que peçam a nota fiscal inserindo o CPF. Também são sorteados 15 prêmios de R$ 5 mil, divididos em três áreas do Ceará, premiando o ganhador sorteado e a instituição por ele adotada.
Ler maisJesus deve ser para nós uma necessidade vital! Mas, tem mais. Jesus disse que “dá a vida” (é mais claro dizer “pão que dá a vida” que simplesmente “pão da vida”).
Ler maisNós precisamos cumprir com esta ordem do Senhor e sairmos a pregar o Evangelho, a começar pelos mais próximos, na mesa de jantar, nos corredores da empresa onde trabalha, na fila do banco…
Ler mais“Buscai-me não porque vistes os milagres. Trabalhai pela comida que dura até a vida eterna” (Jo 6,27)
Ler maisA terceira semana do tempo pascal é uma semana eucarística, segundo sacramento pascal.
A mensagem que se aprofunda, seguindo o fio do discurso sobre o “Pão da vida”, é que Jesus nos dá vida a partir de sua própria vida.
“Encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães de cevada que sobraram”
Mesmo que os discípulos tivessem comprado pão, não seria suficiente para todos. Os cinco pães e os dois peixes do jovem, também não são suficientes. O pão abundante, em última instância, provém de Jesus.
O texto de hoje fala da validade e autoridade que tem o ensinamento de Jesus a Nicodemos. Trata-se, pois, de um convite à obediência às Palavras de Jesus: Crer no Filho para que tenha vida eterna (3,36).
Ler mais“Se um futuro papa ensinar algo contrário à fé católica, não o sigam” – essa sentença tem sido compartilhada à exaustão por católicos que se acham no direito de contestar publicamente o papado de Francisco.
Ler maisEssa é a Oração Mariana que se reza durante a Páscoa
Ler maisEntão a Cruz permanece como símbolo do amor de Deus sem medida. Ela demonstra quão longe é capaz de ir Deus e quão longe é capaz de ir Jesus ao jogar-se pela humanidade.
Ler maisuma serpente de bronze e a suspendesse no madeiro. Quem era mordido pela serpente e olhava a serpente seguia com vida.
Ler maisA partir de hoje, e até a solenidade de Pentecostes, nos dias da semana estaremos lendo de maneira continua o Evangelho de João.
Ler maisOs sacramentos, começando pelo Batismo, infundem em nós a vida que nasce da Ressurreição. A vida nova dos homens novos e ressuscitados por Cristo.
Ler maisPela manhã Jesus esperava os discípulos com brasas acesas, peixe em cima delas e pão. Uma refeição maravilhosa.
Ler maisO primeiro que acontece no encontro com Jesus ressuscitado é a saudação da paz: “A paz esteja convosco” (24,36). A paz é seu dom pascal (ver evangelho do próximo domingo).
Ler maisA escola de Teatro do projeto tocando vidas da Paz e Bem realiza muitas atividades, dentre elas está a performance
Ler maisJesus se aproxima e caminha junto com os discípulos, porém estes não o reconhecem. “Seus olhos estavam retidos para que não o conhecerem” (24,16). É seu modo de ver a Paixão o que lhes impede reconhecer Jesus ressuscitado.
Ler mais“Que vistes de caminho, Maria na manhã? ‘Ah, meu Senhor glorioso, a tumba abandonada, os anjos testemunhas, sudários e mortalha. Ressuscitou, deveras meu amor e minha esperança!’”
Ler maisTenhamos presente que os evangelhos não têm a pretensão de descrever como foi a ressurreição de Jesus, mas como se dá a experiência do Ressuscitado.
Ler maisNesta semana, cada dia tem para nós o mesmo valor do Domingo de Páscoa. Leremos sete encontros com Jesus Ressuscitado.
Ler maisDentro do tempo do sofrimento de Jesus, destacamos suas últimas palavras proferidas na Cruz. A Igreja guarda estas Palavras e sempre as medita, principalmente na sexta feira da Paixão
Ler maisJesus pede que o imitemos para que, através dos serviços humildes de amor aos irmãos, possamos transformar o mundo e oferecê-lo ao Pai em união com sua oferenda na Cruz. Essa é a raiz do ser sacerdotal de Jesus.
Ler maisO sol acaba de se ocultar e começa o ritual da ceia pascal (v.20). Trata-se de uma festa de alegria, mas, para Jesus e os discípulos, a hora solene do banquete está inserido em um doloroso contexto de traição. O evangelista faz soar, a seguir, a nota aguda da Paixão: “Um de vós me entregará” (v.21).
Ler maisHoje é o dia de escutarmos o coração de Jesus.
Da ceia em Betânia passamos à Última Ceia, na qual Jesus se despede de seus discípulos. Nela, Jesus lhes lavou os pés (evangelho da próxima quinta-feira). A refeição se interrompe bruscamente e passa-se a três cenas que culminam neste capítulo do evangelho de João
O evangelho de hoje é uma excelente porta de entrada no mistério pascal de Jesus, ao modo de João. Junto à melodia aguda do amor se faz sentir o contraponto do desamor que rejeita a Jesus. Hoje os amigos oferecem uma ceia a Jesus, mas, logo será Ele quem a oferece e o dom maior será Ele mesmo.
Ler maisFidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.
Ler maisSeparamos um estudo completo de todos os dias da Semana Santa.
De segunda à Sexta o texto está disponibilizado no post. Domingo de Ramos, Sábado da Vigílias Pascal e domingo da Ressurreição em PDF para baixar.