Consagrar-se ao Coração de Jesus

Como se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus

A Igreja recomenda que o devoto se confesse antes de fazer a consagração. Além disso, há algumas orações específicas para este ato

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus encontra inspiração em várias passagens da Bíblia. No entanto, ela se tornou mais popular no século XVII, após as visões que Santa Margarida Maria Alacoque teve do Sagrado Coração. Essa devoção inclui uma consagração, cujo objetivo é unir os fiéis ao coração de Jesus, seguindo o exemplo de São João Apóstolo que, de acordo com a tradição, se reclinou no peito de Jesus durante a Última Ceia.Essa imagem de repousar no coração de Jesus se tornou o principal motivador por trás dessa devoção, simbolizando um relacionamento mais profundo com Cristo. Portanto, consagrar-se a Jesus Cristo é prometer sua vida a Ele, fazendo uma promessa intencional de reformar sua vida e agir com amor.

São João Paulo II afirmou esse ingrediente essencial à devoção, destacando-o em uma carta pela ocasião do centésimo aniversário da consagração da raça humana ao Sagrado Coração de Jesus:

“Todo membro da Igreja é convidado a ver a consagração como a doação e ligação de si mesmo a Jesus Cristo, o rei “dos filhos pródigos”, o rei de todos os que esperam ser conduzidos “à luz de Deus e do seu reino”. (…) No Coração de Cristo, o coração do homem aprende a conhecer o significado genuíno e único de sua vida e de seu destino, a entender o valor de uma vida autenticamente cristã, a se abster de certas perversões do coração humano e a unir ao amor filial de Deus”.

Como fazer a consagração ao Sagrado Coração de Jesus

A Igreja recomenda que os católicos se confessem antes de realizar um ato formal de consagração, renunciando ao pecado e abraçando a nova vida de virtude.

Além disso, existem várias orações de consagração diferentes que expressam o desejo de se viver unido a Jesus. Muitas vezes, essas orações são feitas enquanto o devoto se ajoelha diante de uma imagem ou ícone do Sagrado Coração.

Abaixo, uma oração de consagração escrita por Santa Margarida Maria Alacoque que resume esses elementos básicos da devoção, colocando todo o seu “eu” no Coração de Jesus:

Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha pessoa e vida, ações, dores e sofrimentos para que utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar ao Sagrado Coração.

Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.

Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em Ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em Tua Divindade e Bondade.

Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça Tua santa vontade, permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de Ti.

Que eu obtenha de Tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: