ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Habitação de Deus
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
João 14,21-26
A GLORIOSA HABITAÇÃO DE DEUS EM NOSSO CORAÇÃO.
“Viremos a Ele e faremos, nele, morada”
Jesus responde a S. Judas (Tadeu) que seus discípulos não ficariam como órfãos do Mestre, mas pelo contrário: completamente assistidos, resguardados e bem conduzidos.
Nós hoje podemos dizer que somos mais afortunados que os primeiros discípulos de Jesus, que o conheceram fisicamente, ao contrário nós o levamos dentro de nós.
Que é que faz possível esta experiência grandiosa? É a obra do Espírito Santo em nós, o Espírito a quem Jesus chamou o “outro Paráclito”, o “Consolador”, o “Auxiliador”. A apresentação de cada uma das partes, desta magnífica passagem, o faremos no próximo domingo.
O que dizia S. Gregório Magno (cerca de 540-604), Papa, doutor da Igreja
“O Espírito Santo vos ensinará tudo; ele vos recordará tudo o que Eu vos disse”
É o Espírito Santo que vos ensinará tudo. Porque, se o Espírito não tocar o coração dos que escutam,
é vã a palavra dos que os ensinam.
Que ninguém atribua a um mestre humano a compreensão que tem do seu ensinamento. Se o Mestre interior não agir, a língua do mestre exterior que fala trabalhará no vazio. Vós todos, que aqui estais, entendeis a minha voz da mesma maneira; e contudo não captais de igual forma o que ouvis.
A palavra do pregador é inútil se não for capaz de acender o fogo do amor nos corações.
Aqueles que diziam: “Não estava o nosso coração a arder enquanto Ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32) tinham recebido esse Fogo, da boca da própria Verdade.
Quando se ouve uma homilia, nosso coração anima-se e o espírito começa a desejar os bens do Reino dos Céus. O amor autêntico que o enche chega a arrancar-lhe lágrimas, mas este ardor enche-o também de alegria.
Como é bom ouvir este ensinamento que vem do alto e se torna em nós como um facho que arde, que nos inspira palavras inflamadas! É o Espírito Santo o grande artífice destas transformações em nós.