ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “Eu obedeço, porque eu amo”.

João 14,27-31

Para quem ama, obedecer é algo prazeroso. Busca-se sempre o bem do outro e não as próprias vontades.

“O mundo há de saber que amo o Pai”

Ao longo do capítulo 14, a partir das três perguntas dos discípulos, Jesus corrige um a um os maus entendidos que estes têm sobre sua partida. A resposta de Jesus os leva a reconhecer sua morte como regresso ao Pai e como o começo de uma nova forma de presença.

  • Uma aparente derrota. “Chega o Príncipe deste mundo. Sobre mim não tem nenhum poder” (14,30b).A morte de Jesus poderia parecer à vitória do príncipe deste mundo e das potências das trevas, o triunfo de seus adversários que se fecharam a Ele; matando-o, na prática realizam a obra do demônio (8,40-41). Mas Jesus não é abatido por estes poderes contra sua própria vontade. Ele assume voluntariamente sua própria morte, porque sabe que é o caminho que o Pai estabeleceu para Ele (10,18).
  • Um sublime amor. “o mundo tem de saber que amo o Pai e que faço segundo o que o Pai  me ordenou” (14,31).Sua morte é um sinal de seu amor pelo Pai, que se manifesta na obediência a seu querer.  Se o mundo deve dar-se conta disto, muito mais os discípulos. Crendo, eles devem compreender que a morte de Jesus, que tanto lhes inquieta, é seu retorno ao Pai e a perfeita expressão de seu amor por Ele.

Aqui há um exemplo do amor obediente, com o qual Jesus quer que o sigamos. Venceremos quando colocarmos todos os nossos combates dentro do caminho de obediência ao Pai como Jesus e em Jesus. 

Por isso, aquele que diz amar a Cristo, deve fazer o que Ele nos manda: “Amai-vos uns aos outros”, essa é a ordem de Jesus pata nós. Obedece-la, será sempre um prazer.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: