ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “Coragem, eu venci o mundo”

João 16,29-33

“… Coragem: Eu venci o mundo!”

Justo no momento em que os discípulos fazem sua confissão de fé, (16,30), dispara o alarme. Os discípulos aparecem muitos seguros de si mesmos neste momento, porém dentro de pouco abandonarão o Mestre.

Jesus os adverte: (16,32a). Apesar da segurança externa neste momento em que se sentem animados pelos ensinos de Jesus, este deixa claro que a fidelidade e a firmeza interior deles não são completas. Os discípulos não devem confiar em suas emoções. Falta algo.

Só quando Jesus empreende o caminho da Cruz, no qual eles não o seguirão, entenderão o por quê.

De fato, Jesus percorre o caminho da Cruz sem seus discípulos, mas isto não quer dizer que vá só, com Ele irá o Pai (16,32b). Ainda na Paixão o Pai mostrará sua inesgotável fidelidade. Jesus tem confiança nisto. Na hora essencial o apoio virá do Pai e não dos discípulos.

Os discípulos dizem que amam Jesus, porém o abandonam. Ao contrário, a atitude de Jesus para com os discípulos é completamente diferente. A eles também esperam tempos difíceis, pois o caminho para o Pai terá muitos obstáculos (16,33b). Porém Jesus não os abandonará.

Jesus faz sentir, agora, sua voz, poderosa, de Senhor ressuscitado, que diz: “Coragem!” (16,33c). Não diz que os discípulos serão preservados das tribulações, mas que ao pôr o olhar em Cristo Pascal, a vitória está assegurada. Na opressão, os discípulos terão paz e, na dificuldade, confiança. (16,33ª).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: