ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Eles pregaram o Evangelho por todos os lugares.

Lucas nos informa que os doze fizeram ao pé da letra aquilo a que foram enviados: “Saindo, pois, percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e curando por toda parte”. É assim como testemunham a mensagem, com as mesmas obras de Jesus.

As instruções sobre o comportamento durante a missão (9,3-5): Jesus investe-os de força e potência. Os apóstolos por sua vez devem renunciar suas seguranças habituais. Por isso Jesus os instrui para que “não tomem nada para o caminho”. Os apóstolos:

  • Viajam como pessoas que tem pressa, que devem cobrir grande distância em um tempo reduzido;
  • Confiam plenamente na providência de Deus; deixam tudo para receber tudo de Deus. Sua renúncia é sinal de sua fé em Deus Pai, origem da missão que suprirá suas necessidades;
  • Estão sempre e completamente disponíveis para o trabalho evangélico. Igualmente devem saber viver a acolhida e a rejeição (recordemos o capítulo de 4);
  • Sabem receber o que lhes oferecem na missão e não tentam buscar melhor alojamento (9,4);
  • Sabem viver o fracasso na tarefa apostólica com a ação simbólica de sacudir o pó dos pés, eximindo-se assim de toda responsabilidade na condenação de quem rejeita voluntariamente a Jesus e como testemunho de acusação para o dia do juízo (9,5).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: