ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Deixar tudo para ganhar tudo

Marcos 10,28-31

DEIXAR TUDO PARA GANHAR TUDO:

 “No mundo futuro receberá a vida eterna”.

Acabava de se passar a cena do homem rico, que não havia tido a suficiente fortaleza e entusiasmo para deixar tudo e havia voltado atrás, ante o chamado de Jesus.

Os discípulos sentiam que esse não era o caso deles, porque eles, para seguir a Jesus, haviam deixado suas posses, pequenas ou grandes, não só no que se refere aos bens materiais, mas, também, laços familiares, trabalho, etc.

Pedro, ao dirigir-se a Jesus, manifesta-lhe que, contrariamente ao homem rico, eles deixaram tudo e o seguiram. Em Marcos, não aparece explícito o interesse de Pedro por saber o que receberão eles, como aparece em Mateus 19,27.

Jesus lhes assegura que, quem tem deixado tudo por Ele e para o Evangelho (casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras (trabalho), que, traduzido, soaria como o indispensável para viver bem), garante para si, o presente e o futuro. Pois, no presente receberá cem por um em casas, irmãos, irmãs, mães, pais, filhos e trabalho e, no futuro, receberá a vida eterna.

Jesus põe um ingrediente, quase como um ponto final, que é conveniente ressaltar. Todo o anterior, no presente, se receberá com perseguições. Como se isto fosse o que, popularmente, chamamos “pedra de toque”, que avalia a pureza do ouro.

De fato, há ai um verdadeiro seguimento. Esta é a cruz da qual nos falava Jesus em dias anteriores. Cruz que se deve tomar, ao segui-lo. O futuro também estará assegurado ao dizer “quem deixou tudo, no mundo futuro terá vida eterna”.

Jesus termina com uma frase, que pode soar como advertência para não dormir nos louros do ”haver deixado tudo”: “Muitos dos primeiros serão últimos e muitos dos últimos, primeiros” (v.31). Como quem diz:     É preciso estar atentos, pois, pode-se pensar que, por haver-se deixado tudo, somos dos primeiros, quando podemos ser dos últimos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: