ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “permanecei em mim”
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
João 15,1-8
“O que permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto”
Passamos hoje à leitura da segunda parte do discurso de despedida de Jesus, o qual abarca todo o capítulo 15 até o v.4 do capítulo seguinte. Em Jo 15,1-8, Jesus usa o evocativo símbolo da videira e os ramos. Para os ouvintes de Jesus era fácil visualizar o ensinamento, observando como se cultiva, como crescia e como se produzia a uva e a uva de melhor qualidade.
Jesus: a “videira verdadeira”: “Eu sou a videira verdadeira” (15,1ª).
Jesus contrasta a si mesmo com o bem conhecido símbolo do povo de Israel que é a videira. O orante que escreveu o Salmo 80 foi claro quando se referiu ao Povo de Israel comparando com uma videira: “Uma vinha de Egito arrancaste e a plantaste nesta terra” (v.9).
No capítulo 5, v.7 do profeta Isaías encontramos também uma preciosa descrição da “vinha do Senhor dos exércitos”, de como Deus lhe preparou o terreno, a cuidou e fez tudo o que pode para que desse os melhores frutos, porém quando veio buscar estes frutos não encontrou senão uvas azeda. No dito “Eu sou a videira verdadeira”, Jesus não está dizendo que o Israel bíblico seja uma falsa videira. Ele quer dizer que Ele é a verdadeira videira a qual o povo de Abraão foi uma imagem. Quer dizer que é Jesus quem produz, ao final, o fruto que Deus tem estado buscando ao longo da história.
O Pai: “o vinhateiro”, o agricultor: “Meu Pai é o vinhateiro” (15,1b). Sabemos de todo o cuidado, a concentração e o empenho com que trabalha um jardineiro. Pois assim é a obra de Deus Pai, Ele é o jardineiro que se ocupa de sua vinha.Os discípulos: “os ramos”, os galhos: “Eu sou a videira vós os ramos” (15,5). Jesus compara um discípulo seu com a rama de uma videira e, em seguida, explica que há dois tipos de ramas: as ramas que dão fruto (15,5b) e as ramas que não dão fruto (15,6). Portanto, como os discípulos de Jesus podemos ser classificados em dois tipos. A diferença está no produzir fruto ou não.