ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: O milagre da partilha

Marcos 6,34-44

“Dai-lhes vós de comer”

O evangelho de hoje é um dos mais belos exemplos do que significa fazer as coisas ‘lado a lado’ com Jesus. Ele e seus discípulos iam em busca de um lugar solitário para descansar. Ao chegar a tal lugar, ó surpresa, o povo, em grande número, já estava ali, esperando-os.

O texto nos diz que Jesus “sentiu compaixão deles, pois estavam como ovelhas sem pastor” (v.34) e então Ele se põe a ensinar-lhes muitas coisas. Jesus neste preciso momento não evade da situação. Tampouco diz aos apóstolos ser melhor desembarcar em outro lado.

Os apóstolos, calculando bem as circunstancias, depois da multidão ter estado longo tempo escutando, sugerem a Jesus que despeça à multidão porque, além de serem muitos, não há próximo lugares onde eles possam comprar alimento.

É então quando Jesus pede a implicação dos apóstolos e lhes lança uma frase que confunde um pouco seus cálculos matemático-financeiros. “Dai-lhes vós de comer” (v.36). Os apóstolos olham uns aos outros com estranheza e esclarecem a Jesus que é tanta gente que com duzentos denários, uma soma exorbitante, não alcançaria para comprar pão para tanta gente.

Jesus faz uma pergunta mais absurda ainda: Quantos pães tens? (v.38), apenas cinco pães e acrescentam que também há dois peixes. Então Ele olha pro alto e abençoa os alimentos doados. Os pães partilhado alimentarm mais de 5.000

Jesus nos ensina claramente que quando vamos com ele, sempre haverá para alimentar em muitos sentidos a multidões e até pode sobrar, como aconteceu com os pães e os peixes no relato.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: