ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Os inescrupulosos manipuladores da Palavra

Uma dura realidade presente também no cristianismo: Os manipuladores da verdade. Gente inescrupulosa que usa a Palavra de Deus para justificar seus apetites vorazes.

Marcos 7,1-13

“Este povo me honra com os lábios, porém seu coração está longe de mim”

O assunto agora não é o serviço pastoral, mas a liberdade de coração do discípulo com relação a certa norma. Ali se expõe dois temas: que a obra de Jesus aponta ao coração e não ao epidérmico e que o serviço aos demais não pode deixar-se condicionar por falsas normas que o impedem.

Ante Jesus aparecem agora “fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém” (7,1). Tudo começa ao caráter de uma confrontação oficial. O assunto problemático se enuncia imediatamente: “alguns de seus discípulos (de Jesus) comiam com mãos impuras” (7,2).

Em seguida Marcos faz um breve parêntese para explicar como funcionam os costumes de purificação dos fariseus antes das refeições.

A questão de fundo é que todo alimento se tem à custa da vida de outros. Para alimentar-nos, tiramos a vida das plantas e animais. Este aspecto de morte, presente na vida, faz que os alimentos se tornem impuros. E, por isso, os ritos de purificação, de maneira que estes se façam puros ante Deus.

O problema é que parece que era praticamente impossível permanecer puro. Assim, a lei de pureza se tornou um problema social, dividindo o povo entre puros e impuros.

Este é o ponto exato que Jesus vai questionar. Ele desmascara a conduta hipócrita de seus acusadores: “Bem profetizou Isaías de vós, hipócritas” (7,6).

O mais grave é que este mesmo esquema de comportamento era trasladado a outras esferas da vida, como, por exemplo: a responsabilidade que os filhos têm de manter a seus pais quando chegam à velhice (ver 7,9-13).

O que muitos buscam é a prática externa da norma, vivendo-a com contínuos escrúpulos, sem preocupar-se que é o verdadeiramente fundamental, qual é o sentido da Lei.

O que importa, segundo Jesus, é a comunhão de coração com Deus. Por isso, citando a Isaías sublinha: “Seu coração está longe de mm” (7,6). A verdadeira pureza é a adesão à vontade de Deus, sem suavizações nem manobras para evadi-la.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: