ESTUDO BÍBLICO NA 3ª SEMANA DA QUARESMA ANO C 2022

ESTUDO BÍBLICO NA 3ª SEMANA DA QUARESMA ANO C 2022

Comunidade Católica Paz e Bem

Segunda–feira

Lucas 4,24-30

RESISTÊNCIAS DE CORAÇÃO PARA A CONVERSÃO

Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”

Ao iniciar esta terceira semana de quaresma, a Palavra nos introduz, delicadamente, no mistério Pascal que, de alguma forma, esteve sempre presente durante sua vida e, em particular, durante sua missão.

O evangelho de hoje nos situa no começo da pregação de Jesus na Galiléia e, particularmente, em Nazaré. Jesus prega nas sinagogas com a força do Espírito Santo.

Quem o escuta recebe a salvação prometida pelos profetas: “Esta escritura que acabam de ouvir se cumpriu hoje” (4,21) e todos se admiram das palavras de graçaque saem de sua boca (4,22).

Mas, à admiração, segue-se, imediatamente, o escândalo. Desde o início até o final de sua vida Jesus será ocasião de escândalo para seus contemporâneos: “Não é este o filho de José?” (4,22).

A simplicidade, a humildade e a pobreza de Jesus “que não fazendo alarde de sua categoria de Deus, se esvaziou de si mesmo e assumiu a condição de escravo” (Fl 2,6), colocando-se entre os últimos, é motivo de escândalo para seus vizinhos e conterrâneos.

Eles creem conhecer tudo de Jesus, porque conhecem sua família humilde de Nazaré, enquanto que Jesus conhece seus pensamentos e desmascara sua realidade: “seguramente vão me dizer o refrão: médico cura-te a ti mesmo. Tudo o que temos ouvido que tens feito em Cafarnaum, faz também aqui em tua terra” (4,23).

Os vizinhos e conterrâneos de Jesus, em lugar de converter-se com “as palavras de graça que saem de sua boca” (4,22), se negam a crer n’Ele e pretendem que faça, para eles, os mesmos milagres que fez em Cafarnaum.

O conhecimento que crêem ter de Jesus e a pretensão de vê-lo realizar milagres não lhes permite crer n’Ele. E Jesus, vendo sua incredulidade, lhes diz com autoridade: “nenhum profeta é bem acolhido em sua terra”.

A rejeição que é dada a Jesus é a mesma que foi dada aos profetas. Elias e Eliseu não puderam fazer milagres em Israel, só em Sarepta de Sidón e na Síria (25-27) onde encontraram corações abertos para acolher a palavra de Deus (ver 1 Rs 17,7.16; 2 Rs 5,1.14).

Enquanto Jesus está cheio do Espírito Santo, em sua pregação, seus vizinhos e conterrâneos estão cheios de raiva e querem matá-lo (4,28-29). “Porém, Jesus, passando no meio deles, saiu” (4,30).

Lucas deixa entrever algo extraordinário que não permite aos nazarenos acabar com Jesus: o Mestre se sai das mãos deles, passa pelo meio da raiva e da rejeição de seu povo, não se deixa atrapalhar, nem afetar, sai livre de suas mãos. Nesta incrível liberdade de Jesus se pré-anuncia sua ressurreição, sua vitória sobre as garras da morte.

Encaminhando-nos, já, para o final da quaresma, o Evangelho de hoje questiona, fortemente, nossa fé e a autenticidade de nossa conversão. Haverá algo que a este ponto, está nos impedindo uma verdadeira conversão?

Cultivemos a semente da Palavra no coração.

  1. Que significa dizer que Jesus prega com a força do Espírito Santo?

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  • De que forma concreta eu estou aproximando-me, diariamente, da Palavra de Deus e, que efeitos de mudança constato em mim?

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  • Como manifestamos que cremos em Jesus, não só a nível individual, mas como família e também como comunidade?

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Não será que nossa fé se reduz a uns curtos momentos, diários ou semanais, que depois não tem que ver, em nada, com a nossa vida?

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TERÇA-FEIRA

Mateus 18,21-35

NOSSA converSÃO: Perdoar de coraÇÃO.

“Não devias tu, também, compadecer-te de teu companheiro, como eu me compadeci de ti?”

Em nosso itinerário quaresmal, a Palavra de Deus nos convidou a verificar nosso processo de conversão. Continuamos na escuta do Mestre e na docilidade a seu Espírito, permitindo que Ele possa infundir-nos esse espírito novo que nos faz pessoas renovadas, verdadeiros discípulos. O Evangelho deste dia iniciado no discurso de Jesus sobre as relações fraternas próprias da comunidade dos discípulos (Mt 18), nos coloca ante um ensinamento de Jesus sobre a necessidade de perdão.

Nosso texto tem duas partes:

1. O Diálogo de Pedro com Jesus: o “perdão” dá identidade à comunidade

Pedro toma a iniciativa e se aproxima de Jesus para perguntar-lhe: “Senhor, quantas vezes tenho que perdoar as ofensas que me faça meu irmão? Até sete vezes?” (18,21). A pergunta de Pedro nos deixa ver que ele havia compreendido muito bem que a comunidade de Jesus se constrói no perdão recíproco. É deste modo que somos identificados como filhos do Pai celestial (ver 5,43-45 e 6,14-15). Na pergunta, Pedro pôs um limite: “Até sete vezes?”.  A resposta de Jesus, por sua parte, abre o perdão do discípulo para um horizonte ilimitado: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (18,22). Portanto, o perdão do discípulo não tem limites, assim como tampouco tem limites o perdão e a misericórdia do Pai para nós. Para aprofundar este ensinamento, Jesus introduz, em seguida, a parábola do “Servo sem entranhas”.

2. A Parábola do servo sem entranhas

A parábola está construída a partir do contraste entre a misericórdia de um rei que perdoa a um de seus servos, uma dívida incalculável (18,23-27) e a crueldade e dureza desse mesmo servo, que não perdoa seu companheiro que lhe deve uma pequena soma de dinheiro (18,28-30).

(a) A magnitude do coração do Pai: Ao rei, que chama os servos a ajustar as contas, é apresentado um que lhe devia dez mil talentos (18,24). Dez mil talentos são uma soma tão desproporcional, que, talvez, somente o rei poderia possuí-la e que, talvez, o servo não teria conseguido pagar durante toda sua vida. Ante o servo que lhe suplica, o rei rei se deixa tocar o coração. Não pensa na grande soma de dinheiro que tem a perder, não persiste em fazer-lhe cumprir de acordo com a justiça, mas, cheio de compaixão e misericórdia, perdoa-lhe tudo e o deixa ir, livre. A magnitude de seu coração superou, imensamente, aquela dívida que superava, já, toda medida. Com estes traços desproporcionais, Jesus nos mostra como é o coração do Pai, sua infinita ternura e compaixão para conosco. Os “dez mil talentos”, soma incalculável, aludem à grandeza do que Deus tem feito e segue fazendo por nós.

(b) A dureza de nosso coração: Ao sair,“aquele servo encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem denários” (18,28a). Cem denários representam uma soma mínima, em comparação com a dívida que lhe havia sido perdoada. Vem, então, o momento cruel, o servo maltrata física e moralmente seu companheiro. Ante a súplica do companheiro, que usou exatamente as mesmas palavras que pouco antes, havia expressado a seu senhor (18,29; ver 26), foi cruel(18,30). Notamos uma desproporção imensa entre a misericórdia que havia recebido e a dureza de seu coração. A história põe na balança a dissipação do perdão recebido (do Pai, dos outros) e a estreiteza e dureza de nosso coração, que é incapaz de perdoar. Mas as coisas não ficam assim. Quando o rei soube do comportamento do servo, o chama de novo e encara sua maldade: (18,32b-33).

(c) O coração do Pai, medida de nosso perdão: O perdão que recebemos de Deus, nos indica a medida do perdão que devemos dar aos irmãos. Este é o sentido da resposta de Jesus a Pedro: “Até setenta vezes sete” (18,22). Em outras palavras: o que Deus faz comigo é o princípio do quanto devo fazer pelo irmão; a misericórdia, que o Pai derrama sobre nós, sem medida, acolhida em nosso coração, deve derramar-se, gratuitamente, para os outros, como gratuitamente nos foi dada.

3. O perdão uma necessidade vital e recíproca

Retomando o contexto amplo no qual se encontra esta parábola, compreendemos agora que o perdão é o que torna possível a vida comunitária. Estamos juntos, não porque não nos equivocamos e não nos ofendamos, mas porque perdoamos e somos perdoados. Nossas limitações e defeitos, em lugar de afastar-nos e dividir-nos, podem fortalecer a comunhão e a unidade, quando o perdão se converte em uma atitude permanente em nossa vida. Por isso, o perdão é uma necessidade vital de nossa convivência diária. Porém, temos que observar a última frase desta passagem: o perdão que Jesus pede é um perdão que vem do “coração” (18,35). Neste “coração”, quer dizer, no mais profundo de mim mesmo, deve permanecer, não o rancor pela pequena ofensa que recebo do irmão, mas o amor infinito e incondicional do Pai. Pode-se dizer que não perdoar é matar em meu irmão o amor do Pai.

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Que diferença encontro entre a atitude do amo e a do servo, segundo nos apresenta o texto?
  • Minha atitude de perdão para os demais é sempre generosa? Que posso melhorar a respeito?
  • Como tenho agradecido o perdão que alguma vez tenho recebido de alguém?

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QUARTA-FEIRA

Mateus 5,17-19

APRENDER A FAZER, EM JESUS, A VONTADE DE DEUS.

“Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento”

Quem faz a experiência das “bem-aventuranças” é um homem novo no Reino, perpassado pela pessoa de Jesus. Tem um novo coração. Começa a centrar-se todo nele. Mas, a vivência da radical novidade do Reino pode levar a pensar que “a Lei e os Profetas” ficam abolidos (Mt 5,17ª). Isto não é exatamente assim, pois, como disse Jesus: Não vim revogá-los, mas dar-lhe cumprimento (5,17b).

A frase “a Lei e os Profetas” é uma forma de designar, tecnicamente, a Bíblia Hebréia (para nós é grande parte do Antigo Testamento), isto é, abarca toda a primeira parte da revelação de Deus:

  • A “Lei”: é o critério de vida por excelência para o povo que fez Aliança com Yahweh;
  • Os “Profetas”: enquanto defensores da Aliança foram intérpretes da Lei.

Quando Jesus disse que veio para “dar cumprimento” a “Lei e os Profetas”, está afirmando que, n’Ele, visível está, tudo o que a Lei e os Profetas tentaram dizer. O que Deus desejou revelar a seu povo tem seu ponto culminante na pessoa de Jesus. Por isso, digamos assim, entre o Antigo e o Novo Testamento não tem contradição, mas uma linha contínua, sempre ascendente.

É preciso, então, olhar todas as palavras e atos de Jesus no evangelho, pois foi ai onde deu cumprimento ao querer de Deus. Já a primeira ação de Jesus, no Evangelho de Mateus foi programática quando, a beira do Jordão, disse a João: “pois assim nos convém cumprir toda justiça (3,15).

As palavras e os atos de Jesus aprofundam no modo como se dá “cumprimento” a “Lei e os Profetas”:

  • Da parte de Deus, mantém firme sua Palavra e nos oferece um caminho para que esta se realize plenamente (“que tudo seja realizado”: 5,18);
  • Da parte do homem, a Palavra de Deus alcança seu cumprimento nele, na medida em que a leve à prática e sejam ensinadas (“observar e ensinar”: 5,19).

Deus é o primeiro que põe em prática a Lei, em seu Filho Jesus. A “justiça” primeira é a de Deus. E esta justiça – segundo o evangelho de Mateus – se chama Jesus. Por isso não se falará, explicitamente, do “ensinamento de Jesus” (só até 7,24), mas do “cumprimento da Lei”, simplesmente porque esta ordem de idéias é a mesma.

Deus: A Palavra se faz realidade

A lei quer que “aconteça” tudo. E esse tudo Jesus realiza em sua própria vida. Assim, oferece a quem quer que lhe siga, a possibilidade de aprender, n’Ele, a fazer a vontade de Deus. O evangelho, aos poucos, irá mostrar de que modo o “cumprimento” está na vida de Jesus. A síntese do que quer a ‘Lei e os Profetas’, enfim, será o amor misericordioso. Deste modo, a “Lei” segue imutável, porém, por outro lado, não se expressa plenamente. Isso só vai acontecer na interpretação que lhe dá Jesus.

Assim, porque Jesus deu sua máxima expressão a todo o valor que têm “A Lei e os Profetas”, todos temos a possibilidade de viver a Palavra de Deus em seu seguimento e, assim, esta manterá sua vigência até o fim do mundo (“céu e terra passarão antes de que passe…”).

O discípulo: A Palavra se faz vida

Deus cumpre sua Palavra, porém, os discípulos também têm que cumpri-la, isto é, passar da teoria à prática. Todos os mandamentos, inclusive os menores, são obrigatórios, já que o homem só se faz “justo” na vivência do querer de Deus. Mas o discípulo não está ansioso por detalhes, pois vive a Lei em vida inspirada na nova “justiça” que ensina Jesus, uma “justiça” que vem do estar imerso na experiência do “Reino” (bemaventuranças). Para enfatizar, Jesus apresenta a mesma ideia, em negativo e positivo: “O que pratique …”  “o que observe”; e  “Será o menor no Reino…”-“será grande…”.

Jesus havia de “pôr em prática”, porém, também “ensinar”. Jesus aplica a mesma lógica do compromisso com a Palavra ao compromisso com a correta educação, que consiste no aprendizado do evangelho, que é cumprimento perfeito “da Lei e os profetas”. O discípulo que põe em prática a Palavra, já é, por si, um bom mestre, e com a mais eficaz das didáticas: o testemunho.  Mas, não pode esquecer que diante dele vai Jesus. Ao dizer que veio “dar cumprimento”, que belo! Ele mesmo faz o que ensina! Estar na escola de Jesus é aprender sua vida.

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Um cristão pode permitir que desvalorizem o Antigo Testamento? Que argumentos tem?

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  • Em contrapartida, que aconteceria se lêssemos o Antigo Testamento sem chegar ao NoQue tipo de espiritualidade viveríamos?

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Que é dar “cumprimento” a “Lei e os Profetas”?

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  • A “lectio divina” tem como finalidade ajudar-me a passar da teoria do texto à prática da Palavra de Deus em nossa vida. Como a estou fazendo? Estou ensinando-a a outras pessoas?

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QUINTA-FEIRA

Lucas 11,14-23

Estás com Jesus para seres libertados do mal

“O que não está comigo, está contra mim, o que não recolhe comigo, espalha”

A Palavra de Deus que vem iluminando e orientando nosso caminho quaresmal, nos tem mostrado, nas parábolas e discursos de Jesus, os diferentes matizes do amor cristão, com uma particular acentuação na reconciliação, no perdão e na misericórdia, como experiências fundamentais de nossa identidade de filhos de Deus.

A vivência do amor à maneira de Jesus é o selo que distingue seus discípulos.

O Evangelho de hoje tem como contexto anterior o ensinamento de Jesus sobre a oração segundo a versão de Lucas.

Na oração pedimos ao Pai o pão de cada dia (11,3), o pão é o dom ‘do amigo que já está descansando’ para dar ‘ao amigo que vem de viagem’ (11,6-7), é o símbolo da “coisa boa” que um pai – por mau que seja – nunca nega a seu filhinho (11,11-12).

E na oração, que sempre é escutada (11,10), obtemos o dom do Espírito Santo (11,13), que é o dom maior do Pai com o qual também nós podemos vencer ao maligno. E isto porque a luta de Jesus, no deserto, continua em nós, seus discípulos (11,4).

  1. Jesus liberta do mal com o dedo de Deus

Em nosso texto (=Mt 12,22-30 e Mc 3,22-27), vemos Jesus que, depois de expulsar um demônio, é acusado, por seus opositores, de fazê-lo com o poder de beelzebu, o príncipe dos demônios (11,14-16).

Porém ele, conhecendo seus pensamentos” (11,17) explica quão contraditória e ilógica é sua acusação: “Se, pois Satanás está dividido contra si mesmo, como vai subsistir seu reino?…” (11,18). “Porém se pelo dedo de Deus expulso, eu, os demônios, é que chegou a…”(11,20).

Na vitória sobre o mal, Jesus revela seu mistério e dá um sinal inequívoco da chegada do Reino. “Pelo dedo de Deus” (11,20).

A imagem expressa, na Bíblia, a realidade do poder de Deus atuando em meio do povo (Dt 9,10; Ex 7,18;8,15); “Pelo dedo de Deus, quer dizer, com a força de Deus, com seu Espírito, Jesus liberta da escravidão do pecado e reconstrói em cada pessoa o rosto do filho para o qual foi chamado.

O gesto que Jesus realiza é pascal. O que Deus fez no passado, libertando o povo da escravidão, realiza agora em Jesus. Assim afirma sem rodeios:“chegou a vós o Reino de Deus”.

  • Quem conhece Jesus, sente a necessidade de optar por Ele.

Esta apresentação do Jesus pascal, vencedor do maligno, nos orienta, em seguida, em uma direção prática, para o discipulado: Quem reconhece em Jesus a chegada do Reino de Deus, não pode deixar de segui-lo. Conhecê-lo, é acolhê-lo e optar por Ele: “O que não está comigo, está contra mim, o que não recolhe comigo, espalha” (11,23).

Portanto, quem está com Jesus recolhe frutos de vida: recupera a filiação perdida, entra no coração do Pai e ama aos irmãos com seus mesmos sentimentos. Estar com Jesus leva-nos a ter seu Espírito.

Quem não está com ele, espalha (11,23b), quer dizer, perde sua vida, fica indefeso em mãos do inimigo. Ao contrário, com Jesus o mais forte(11,22), que derrotou, definitivamente, ao maligno, é possível vencer as insídias do mal e serem os filhos amados do Pai (ver 11,2.13).

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Que quer dizer que Jesus liberta do mal com o dedo de Deus?

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  • Em que momentos de minha vida tenho constatado que estou com Deus?

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  • Em que momentos ou situações tenho constatado o contrário?

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  • Que implicação “pascal” tem o ser discípulo?

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De onde vem à vitória sobre o mal? Como fazer para obtê-la?

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SEXTA-FEIRA – ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Hoje nós recordamos o fato bíblico narrado no evangelho de São Lucas: a Anunciação do Senhor. Na liturgia, esta solenidade festiva interrompe o tom penitencial e austero da Quaresma.

É natural que a Igreja introduza no seu calendário um dia para nos lembrar, de modo específico, o anúncio da encarnação de Jesus Cristo no seio de Maria. A encarnação do Verbo eterno de Deus.


Aquela oração tradicional, muito difundida em todo o orbe católico, resume a narrativa bíblica da revelação divina a Maria e a sua resposta com a decisão de submeter-se ao querer de Deus. É a oração do “Ângelus”: o Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo.

Em centenas de cidades do Brasil há até hoje o costume de se rezar o “Anjo do Senhor” nos alto falantes na torre das Igrejas ou mesmo nas rádios onde se faz ainda uma reflexão diária.

Anunciação marcou o início da Redenção de Jesus. O momento sublime em que Deus fez acontecer na História a sua graça de salvação, a intervenção maior do seu projeto de amor por nós. E Maria foi chamada a ser parceira no diálogo com Deus sobre a história da salvação. Diálogo que começara com a criação de Adão e Eva no jardim do Éden e, com Maria, chegou ao ponto máximo e decisivo. Por outro lado, Maria se fez uma perfeita oferenda da humanidade toda quando em seu seio puríssimo o Espírito Santo de Deus gerou a carne humana do seu Verbo.

Na pessoa de Maria, nos foi dado conhecer o lado humano do mistério divino da Encarnação. Por isso se fala que Maria é o rosto materno de Deus. Estamos nos albores do 3º milênio da história cristã e é bom lembrar que o seu início foi a gravidez da Virgem. Gravidez que aconteceu diretamente pela “força do Altíssimo” (Lc 1,35).

São Paulo, nas suas cartas, escreve que ao se encarnar, Jesus aceitou nossa condição humana com toda a sua miséria. Mas Jesus Cristo não se identifica com a realidade humana pecadora; ele a supera e transcende. Ele pré existia na glória eterna do mistério de Deus. O Verbo que se fez carne no tempo da história existia desde toda a eternidade.

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Quando Maria se tornou ciente, no mais profundo do seu íntimo, do projeto divino da Encarnação foi envolvida por ele. O Evangelho de Lucas nos conta isso na forma de uma aparição de um mensageiro de Deus, o anjo Gabriel. Solicitada a participar, Maria deu sua adesão total: Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E aí se tornou a nova Eva, ou a representante de toda a humanidade.

Lucas faz a catequese de uma revelação divina que explica o mistério de Jesus. Trata-se do fundamento da fé nele. Como aconteceu a sua concepção, qual a origem humana dele e qual a origem sobrenatural. O “sim” de Maria ajustando sua vida ao projeto de Deus é parte integrante dessa explicação teológico-catequética de Lucas. Ela nos deu um exemplo maravilhoso de disponibilidade a Deus. Sem a sua adesão de fé, sem o seu “faça-se em mim”, não teríamos Jesus.

voz do anjo, que pode simbolizar aqui a revelação divina, saúda Maria com a expressão: “cheia de graça!” Graça na Bíblia significa aquilo que Deus é. Deus é a graça que se comunica. É a identidade mais profunda do seu ser. Se Maria é a “cheia dessa graça” ela é totalmente possuída por Deus por ter acolhido a oferta dele: Jesus.

Mas, segundo o texto, Maria perturbou-se com a saudação. O que significa isto? Segundo os estudiosos significa a preocupação interior da humilde Maria de Nazaré não entendendo todo o alcance daquele anúncio para a sua vida. A vontade de Deus parecia lhe trazer problemas. Foi tranquilizada a simplesmente aceitar o mistério do Salvador como o Filho do Altíssimo, pois o próprio Espírito de Deus a cobriria com seu poder. Dela nasceria um filho que não era só dela e não teria um pai carnal, mas seria o Filho do Altíssimo. Ela devia dar-lhe o nome de Jesus porque ele seria o Messias esperado como descendente de Davi. Jesus o salvador-messias, esperado por todos e também por ela, estava chegando a todos por meio dela. Ela não precisava temer nada, pois agradara a Deus e Ele a fizera cheia da sua graça.

Esta narrativa bíblica da Anunciação deve ser lida, meditada, rezada muitas e muitas vezes. Ela é a porta de entrada para a vida com o Senhor Jesus. Queremos repetir o sim obediente e confiante de Maria e com a sua ajuda viver a nossa fé em tantas e tantas situações que nos deixam temerosos, preocupados e perplexos. Por um “sim” tão curto e simples é possível entrar em cheio no mistério da graça salvadora de Cristo, vivendo as realidades da família, do trabalho e da vida em sociedade iluminando-as sempre com a oração.

SÁBADO

Lucas 18,9-14

A humildade: Ambiente de nossa transformação interior

“Porque todo o que se exalta, será humilhado; e o que se humilha, será exaltado.”


Neste tempo de quaresma a Palavra de Deus tem sido, para nós, um espelho no qual temos podido olhar, com nitidez, as vibrações do coração de Deus e as de nosso próprio coração, em uma confrontação constante de nossa relação com Deus e de nossa relação com os irmãos.

Desta maneira, temos tido a oportunidade de assimilar os sentimentos de Jesus, o homem novo, o Filho amado, o verdadeiro irmão, em nosso exercício quaresmal do amor: a oração e a misericórdia.

1. Qual espírito anima nossa oração?

No Evangelho de hoje, a parábola do fariseu e do publicano, nos convida a discernir o verdadeiro espírito que anima nossa oração.

Esta parábola tem uns destinatários muito precisos: alguns que se tinham por justos e desprezavam aos demais” (Lc 18,9).Com esta parábola Lucas ajuda a desmascarar esse “fariseu” que pode assediar, continuamente, a vida de um discípulo de Jesus.

Vejamos como o faz:

“Dois homens subiram ao templo a orar: um fariseu, outro publicano” (18,10). Os dois personagens representam duas maneiras de está ante Deus e ante os irmãos, duas maneiras de orar, que estão em aberta oposição.

A oração do fariseu

O fariseu parecia mais concentrado em seu próprio eu(ver 18,11). O centro de sua oração é ele mesmo, sua autossuficiência, sua vanglória. Dá graças, não para louvar a Deus, mas para louvar a si mesmo, condenando e desprezando aos demais.

Com Deus é autossuficiente, com os outros é acusador. Acredita-se justo porque cumpre as leis, porém está muito longe do amor de Deus e dos irmãos, como já havia dito Jesus neste mesmo evangelho de Lucas (ver 11,42).

A oração do publicano

“O publicano ao contrário, mantendo-se a distância, não se atrevia nem a alçar os olhos ao céu, mas que se golpeava o peito… (18,13). Sua atitude externa revela o reconhecimento humilde de seu pecado, de sua própria indignidade ante Deus e um profundo arrependimento.

Dizendo “Ó Deus! Tem compaixão de mim, que sou pecador” (18,13), o publicano demonstra que o centro de sua oração é o Deus da misericórdia que purifica do pecado (Sl 51,3). Assim, como faz o orante do Salmo “miserere”, sua oração humilde e confiante, brota do mais profundo de seu coração.

2. Quem confia, humildemente, em Deus, é justificado:

Depois desta forte contraposição a parábola de Jesus chega onde queria chegar: “digo-lhes que este chegou a sua casa justificado e, aquele, não” (18,14).

O que justifica uma pessoa diante de Deus não são suas próprias obras, mas a abertura, a confiança e a acolhida da salvação que o Pai oferece, gratuitamente, em seu Filho Jesus Cristo: “Pelas entranhas de misericórdia de nosso Deus, que farão que nos visite uma Luz da altura, a fim de iluminar os que habitam em trevas…” (1,78-79ª).

Na última frase, Jesus explica por que um é justificado e o outro não: “Porque o que se exalta será humilhado, o que se humilha será exaltado” (18,14). Também, neste evangelho, Jesus havia ensinado que a humildade de coração é a atitude de fundo de nossa fé e de nossa relação com Deus.

Só os pequenos, os puros de coração, podem entrar no Reino dos céus, porque Deus “esconde estas coisas aos sábios e as revela aos simples” (Lc 10,1-2). Este mesmo caminho de humildade o tem percorrido Jesus para levar-nos ao Pai. Sua máxima expressão é a humildade do crucificado.

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Em que se assemelha e se distingue a atitude do fariseu e do publicano?

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  • Quais atitudes do fariseu e do publicano encontro em minha vida na relação com Deus?

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Como fazer para melhorar?

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  • Comparo-me, frequentemente, com os demais para poder justificar minha maneira de agir?

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Que me pede Jesus a respeito?

Autor: Padre Fidel Oñoro, CJM

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