ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Valorizando minha árvore genealógica

MATEUS 1,1-17

A genealogia de Jesus, descrita no início do Evangelho segundo Mateus, mostra que Jesus Cristo tem uma história e não caiu na terra com um cometa. Vale apena também buscarmos nossas raízes, assim vamos compreender melhor a nossa vida.

A leitura de hoje, nos remete até as origens de Jesus dentro da história. Partamos desta base: no oriente ― como acontece também, ainda hoje, nos povos africanos ― uma pessoa que não conhece sua árvore familiar (genealógica) é uma pessoa perdida no mundo.  A família e a tribo à qual se pertence é uma referência importante para construir a própria identidade.

A genealogia que acabamos de ler afirma a identidade de Jesus, enquanto Messias, em meio de seu povo. Como quem disse: Jesus não veio ao mundo como um “meteorito” caído do céu, mas, muito bem inserido dentro da história humana, que é uma história de famílias.

Por isso, neste caminho de preparação imediata, para o Natal, a primeira coisa que devemos fazer é situar Jesus no meio de seu povo, no amplo contexto histórico, ao qual pertence e, dentro do qual, Ele tem um posto especial.

Notemos ainda que a série de gerações interrompeu-se de repente em Jesus. Não se disse: “José gerou Jesus”, mas “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo” (1,16). Quer dizer, que José, esposo de Maria, não o pai carnal de Jesus. Portanto, a genealogia termina com um enigma: de onde vem Jesus, se não é o filho de José?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: