Santo André (EFC)
André era indicado pelos próprios discípulos como o “segundo na hierarquia”, estando abaixo somente de Pedro, o líder escolhido por Jesus.
Ler maisAndré era indicado pelos próprios discípulos como o “segundo na hierarquia”, estando abaixo somente de Pedro, o líder escolhido por Jesus.
Ler maisem meio dos tempos difíceis da história, é o espaço para viver Jesus, dando testemunho da opção radical por Ele. O mesmo termo que o Evangelho aplica à paixão do Senhor se aplica também aos cristãos: “sereis entregues”.
Ler maisda observação que alguns acompanhantes de Jesus fazem sobre os elementos de construção do Templo de Jerusalém (v.5), o Senhor anuncia a chegada do fim (v.6). Isto suscita a pergunta sobre o tempo e os sinais deste acontecimento
Ler maisA fonte e o cume da vida cristã não é só o celebrar, mas chegar a ser “Eucaristia” viva. A mulher pôs toda sua vida em Deus. Oxalá, pudéssemos viver este radical abandono nos braços de Deus!
Ler maisO imperativo “guardai-vos” é um convite ao discernimento dos acontecimentos da vida. Temos que estar prontos para reconhecer os sinais.
Ler maisEntrando no Templo, começou a lançar fora os que vendiam, dizendo-lhes: «Está escrito: Minha Casa será Casa de oração. Porém vós a haveis feito um covil de ladrões!»
Ler maistraduz suas lágrimas em palavras. Não são palavras de ameaça, mas de um coração dolorido que lança um último chamado à conversão desde o amor. A dor do profeta expressa sua visão antecipada das trágicas consequências que tem para o povo não ter reconhecido o tempo em que foi visitado
Ler maisA parábola nos ensina a viver o senhorio de Jesus em nossas vidas comprometendo-nos com o desenvolvimento dos dons e capacidades que nos deu; desta forma o que é seu o tomamos também como nosso e o fazemos crescer.
Ler mais“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação;” (Santo Agostinho)
Ler maisJesus já está próximo de Jerusalém. Vem viajando desde Galileia, descendo para o sul pelo vale do Jordão até chegar a Jericó, a “cidade das palmeiras”. Aqui começará a subida da montanha até coroar a meta de sua peregrinação a Jerusalém e seu Templo.
Ler maisEm uma conferência em Roma, no dia 31/10, Strikland fez um discurso chocante, em que leu a carta de um “querido” amigo, dizendo que ela seria benéfica a todos ali.
Ler maisEle sabe por que o disse. O termo “escândalo” (do grego “skandalon”) significa “pedra de tropeço”, “obstáculo”. No Evangelho se refere a problemas que surgem na comunidade e que prejudica as pessoas mais fracas na fé e na conduta; estes são “os pequenos”, cuja perseverança, ainda depende de pessoas concretas que as tem atraído para o Senhor.
Ler maisNão fiquemos esperando felicitação ou honra. Mas vivamos em continuo louvor a Deus, expressado na fidelidade, na perseverança, na convicção e na alegria no serviço.
Ler mais(A purificação do Templo) Este episódio reveste-se de uma importância singular no Evangelho de João: abre a pregação de Jesus; acontece ao acercar-se a “grande” festa: toda a vida de Jesus está marcada pelo calendário de festas antigas, e ele as encherá de um cumprimento pleno e definitivo ao revelar-se como “nossa Páscoa” (1 Cor 5,7).
Ler maisComeçamos este mês de novembro com o olhar posto na meta. O livro do Apocalipse nos abre o horizonte e apresenta um belíssimo panorama: a imensa multidão dos santos que gozam vitoriosos no louvor do céu (ver Ap 7,9). Dentro deste formoso quadro contemplamos surpresos a fascinante santidade da Igreja, que por meio do seguimento de Jesus, já tem coroado a meta.
Ler mais