Um cuidado permanente

A simbologia da parábola também nos permite ver um duplo movimento: há um crescimento externo (como o da semente de mostarda) e há um crescimento interno (como o do fermento). O Reino de Deus se move nestas duas direções que caracterizam a evangelização da Igreja. Com este ensinamento Jesus quer dissipar os equívocos de seus adversários que criticam sua maneira de agir porque não corresponde á idéia que tem de Reino de Deus.

Ler mais

Apoiar a vida em Jesus (EFC)

O bom discípulo é o que “se enriquece para Deus” (v.21), tendo como necessários, mas relativos, com relação ao destino final de vida, todos os seus bens. Portanto, é o que se faz rico, não no entesourar, mas no “dar”, que faz seu coração idêntico ao de Deus com o qual viverá em comunhão eterna.

Ler mais

Estudo Bíblico na 29ª Semana do Tempo Comum ano A 2023

Jesus compara sua vinda a terra como um fogo que se expande a toda velocidade por um campo semiárido. Provavelmente está se referindo a um fogo purificador da humanidade e que é símbolo do juízo de Deus, como aquele fogo que o profeta Elias fez cair sobre o monte Carmelo que devia levar o povo a escolher entre Baal e Yahweh (1 Rs 18,21).

Ler mais

Estudo Bíblico na 18ª Semana Comum ano A 2023

A conversão de nosso coração é obra de Deus e dom imenso de seu amor, porém, requer de nós uma grande confiança e docilidade para aceitar com sinceridade o que Ele nos pede. O Senhor não falha nunca, porque foi Ele quem nos amou primeiro, até o ponto de entregar o seu Filho por nós, para que n’Ele tivéssemos a vida (Jo 3,16).

Ler mais