Zacarias, “A tua oração foi ouvida”

Lucas 1,5-25

Um casal estéril experimenta a misericórdia de Deus

“Não temas, Zacarias, pois tua prece foi ouvida; Isabel, tua mulher, dará a luz um filho,

 a quem porás o nome João; será para ti gozo e alegria e muitos se alegrarão em seu nascimento”

Nos dois dias anteriores lemos o primeiro capítulo do Evangelho de Mateus. A partir de hoje começamos a leitura dos dois primeiros capítulos de Lucas. Seguindo a ordem dos chamados “relatos da infância”, vamos ver como a vinda histórica de Deus entre nós, em Jesus, é a resposta definitiva à longa espera do povo de Israel.

Após breve prólogo (Lc 1,1-4), inicia o relato com estas palavras: Houve nos dias de Herodes, rei de Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias… casado com uma mulher descendente de Aarão, que se chamava Isabel (v.5). Uma vez que se menciona a época e se apresenta o casal Zacarias e Isabel, narra-se a concepção milagrosa de João Batista, o precursor do Messias. Relendo o texto podemos descobrir alguns pontos que o evangelista acentua, tais como:

1. A “Boa Nova” para um casal

Deus atua dentro da realidade concreta de um casal que tem todos os títulos para ser considerada “santa” (1,6), porém, que vê obscurecida a felicidade de seu lar por uma desgraça: não podem ter filhos, antes de tudo, por causa da esterilidade, porém, também, agora, pela idade avançada (ver v.7).

O anúncio que muda a rotina de Zacarias e Isabel, e que é, também, o início de uma série de ações salvíficas de Deus, em uma nova e definitiva etapa da história, é qualificado de “Boa Notícia” (v.19). Esta é a primeira boa notícia que se anuncia da parte de Deus.    A alegria que vem da realização do enunciado, a vemos expressa nas palavras de Isabel ao final do evento: O Senhor se dignou tirar meu opróbrio entre os homens” (v.25).

2. As atitudes de uma família que sabe esperar as promessas do Senhor

Já que Zacarias e o povo, em oração no Templo, representam a Israel que espera a vinda do Messias, vejamos como as suas atitudes correspondem às mesmas que devem ter uma pessoa que espera nas promessas do Senhor. Aprendamos deles estas três atitudes:

  • Confiar no Senhor. (vv.12-13) É o anjo que lhe diz não temas”, convidando-o, assim, a deixar de lado o medo e a confusão que se sente quando não se vê claro o futuro, para confiar e ter segurança só em Deus. A espera deve estar sustentada pela confiança em Deus.
  • Orar ao Senhor. (vv.8-10.13) Na oração no Templo, Zacarias e o povo recordam a Deus seu pacto de fidelidade, o compromisso de intervir por seu povo. Zacarias, como sacerdote, uniu a esta oração às expectativas concretas deste povo e, ainda, as próprias. Deus o escutou: Tua prece foi escutada (v.13). Também na sua oração Isabel toma consciência do como Deus responde (ver 1,25).
  • Crer no Senhor. O Anjo disse a Zacarias: minhas palavras… se cumprirão a seu tempo, e lhe dá um sinal: não poderás falar até o dia em que aconteçam estas coisas (v.20). A atitude de Zacarias, que merece a censura do Anjo não deste crédito a minhas palavras, é, exatamente, contrária à de Maria: Feliz a que creu, porque se cumpririam as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor (v.45). É preciso crer na eficácia da Palavra de Deus.

Estas três atitudes que caracterizam estes personagens representantes da etapa final do longo advento do povo de Israel, têm um fundamento que está enunciado numa promessa: Será para ti gozo e alegria, e muitos se alegrarão com seu nascimento” (v.14).

O dom da vida que nasce traz “alegria” e “exultação” a quem o sabe acolher. A boa nova é convite à alegria plena e autêntica. E disto dá exemplo o povo que acolhe a obra salvífica de Deus ao longo de todo o Evangelho. Ver os casos de Maria (1,48); dos parentes de Isabel (1,58); dos pastores e todo o povo (2,19); dos discípulos (10,17); de Jesus (10,21)

O perfil do filho. A resposta de Deus à oração de Zacarias é o dom de um filho. Com este dom Deus não só respondeu à prece pessoal de um homem atribulado por não ter filhos, mas, também, à oração do povo no Templo que suplica a vinda do Messias. O menino que vem é o precursor do Messias: João. No relato de hoje vemos como se descreve cuidadosamente a pessoa e a missão de João.

A pessoa de João. Notemos as quatro características de João que o Anjo anuncia: “será grande” (1,15a); “não beberá vinho nem licor” (1,15b); “estará cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe” (1,15); “irá adiante… com o espírito e o poder de Elias” (1,17).Observemos, sobretudo, como Deus prepara seus enviados. No caso de João, se vê que, já, desde o período pré-natal, Deus pousa sua mão sobre ele (1,66), para santificá-lo com seu Santo Espírito.

A missão de João. A missão de João Batista está anunciada nesta frase: “preparar para o Senhor um povo bem disposto” (1,17). Um povo “Bem disposto” quer dizer “aberto a Deus num caminho de conversão”. Esta consiste em fazer com que todos se interessem pela vontade de Deus e caminhem segundo seus critérios, dando, assim, uma orientação nova e profunda ao coração, (1) na relação com Deus: “a muitos dos filhos de Israel, lhes converterá ao Senhor seu Deus” (1,16); e (2) na relação com os outros, em especial a relação familiar: “fazer voltar os corações dos pais aos filhos” (1,17).

A conversão começa pela casa! Com o anúncio do nascimento do precursor do Messias se avisa que está chegando o novo tempo longamente esperado. O grande gozo que inundou a vida de um casal de anciãos, Zacarias e Isabel, que acharam resposta as suas orações, será, também, o nosso, se damos continuidade às suas atitudes em nossas vidas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: