ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: O juízo final
O evangelho de hoje, nos projeta para o momento final. Mais que uma parábola, encontramo-nos diante de uma cena do Juízo final, com imagens contundentes.
Ler maisO evangelho de hoje, nos projeta para o momento final. Mais que uma parábola, encontramo-nos diante de uma cena do Juízo final, com imagens contundentes.
Ler maisNa 1ª semana da Quaresma, contemplamos Jesus no deserto e vemos como ai renova seu “sim” ao Deus que o reconheceu publicamente, como Filho, no Batismo.
Ler maisSem seguimento do Crucificado não há discipulado: a Cruz do Mestre é a glória do discípulo.
Ler maisNa homilia desta Quarta-feira de Cinzas, Francisco convidou os fiéis a percorrerem as sendas da oração, do jejum e da esmola não como ritos exteriores, mas como comportamentos que renovam o coração.
Ler maisevisão sobre as três obras de piedade que unem o coração do homem a Deus, típicas da cultura religiosa hebréia: a esmola (6,1-4); a oração (6,5-15); e o jejum (6,16-18).
Ler maisPara a Comunidade Paz e Bem, este tempo quaresmal, tem um significado muito especial porque fala direto ao nosso carisma: “Na Paixão do Senhor, viver e promover a Paz e o Bem”. Por isso preparamos um roteiro para nos ajudar a vivermos este tempo que é a JORNADA DA PAIXÃO.
Ler maisOs discípulos se interrogam por que eles não puderam fazer o exorcismo. Jesus então lhes questiona, fortemente, sua vida de oração ao dizer-lhes: “Esta classe, com nada pode ser sair, senão com a oração” (v.29).
Ler maismais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.
Ler maisIniciamos a quaresma com a quarta feira de Cinzas, que é um ritual que nos faz lembrar que somos pó e ao pó voltaremos.
Quaresma é uma oportunidade de voltamos ao caminho do Senhor pelo Jejum, esmola e oração.
Só quem é capaz de renunciar a si e não fugir dos desafios do Reino é capaz de dizer que segue Jesus.
Ler maisque Jesus está interessado em saber o que é dito sobre Ele. Ele caminha com seus discípulos para Cesaréia de Filipe e de repente faz uma pergunta a eles: “Quem dizem os homens que eu sou?”
Ler maisJesus durante a Sua vida publica foi curando vários cegos. Talvez nos quisesse chamar a atenção para as nossas próprias cegueiras. Com que olhos vejo a realidade que me cerca?
Ler maisAo ver os discípulos preocupados por ter apenas um pão no barco, Jesus os faz lembrar que além de ter alimentado uma multidão, ainda fez sobrar muitos cestos de sobra.
Ler maisSenhor “suspira” irritadamente, quando pedimos pela ruína do outro. Nossa oração deve sempre pedir pelo bem do nosso irmão.
Ler maisNovamente aparecem em cena os fariseus e desta vez, como é freqüente neles, em atitude polêmica diante de Jesus. Eles não pretendiam aclarar suas idéias nem muito menos iniciar um diálogo com Jesus. Sua intenção clara era armar uma armadilha de qualquer forma, e disto Jesus se dá conta.
Ler maisJesus toca nos ouvindo e na língua do enfermo que imediatamente fica sã. Hoje Ele quer tocar nossa surdez e mudez.
Ler maisAqui nós apresentamos uma lista de 10 ações da mulher estrangeira. Como sua fé moveu Jesus à socorre-la.
Ler maisUma dura realidade presente também no cristianismo: Os manipuladores da verdade. Gente inescrupulosa que usa a Palavra de Deus para justificar seus apetites vorazes.
Ler maisChama a atenção que “lhe pediam que tocasse sequer a orla de seu manto” (6,56). Para os enfermos isto parece ser suficiente para serem curados. Isto nos recorda a passagem da hemorroíssa (ver 5,25-34) que descreve desta maneira o poder da fé.
Ler maisApós o relato da multiplicação dos pães (6,35-44) e a penosa travessia do lago (6,45-52), Jesus chega à terra de Genesaré (6,53). A comunidade chega a um lugar diferente, ao qual haviam sido despachados sozinhos (6,45).
Ler maisNeste dia 30 de janeiro de 2023, foi realizada na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Cascavel-Ceará, a Posse Canônica do Pe. Marcílio Jerônimo e Apresentação do Novo Vigário Marcílio Gomes e Seminarista Colaborador João Paulo.
Ler mais“O ódio é como beber veneno e esperar que o outro morra”.
Ler maisQuerendo ou não, tomamos emprestada essa abordagem do casamento de uma mentalidade de consumidor: antes de confirmar uma compra, preciso testar se o produto ou serviço atende às minhas expectativas. Mas a pesquisa sociológica mostra que esta não é a melhor estratégia quando se trata de casamento.
Ler maisJesus é introduzido solenemente no lugar que lhe é próprio: o Templo, sinal da presença de Deus no meio de seu povo. Jesus está na casa de seu Pai (ver 2,49). Ali Jesus se dá a seu Pai, mas pelas mãos oferentes de sua mãe. É O DEUS DO TEMPLO, NO TEMPLO DE DEUS!
Ler maisNormalmente, na própria terra, é onde se espera que faça mais, um personagem importante. No caso de Jesus acontece o contrário: enquanto os de mais longe crêem n’Ele, os mais próximos não.
Ler mais