Porque setembro é o mês da Bíblia?
Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.
Ler maisAtualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.
Ler maisPela manhã está junto com a comunidade de Israel na Sinagoga (4,31-37);
Logo passa ao ambiente de intimidade próprio de uma casa de família (4,38-39);
Ao final da tarde volta à vida pública, onde se encontra com um grande número de pessoas, “todos quantos tinham enfermos de diversas doenças traziam-nos…”, onde enfrenta e cura as diversas formas de sofrimento humano (4,40-41);
Na manhã seguinte se afasta de todo o mundo complexo das relações com o povo, para estar sozinho (subtende-se que em oração) (4,42);
Finalmente, relança a missão, uma missão que abarca todo o país (4,43-44).
A Palavra do Senhor é “luz para nosso caminhar”, ensina o Salmo 119,105.
Ler maisHoje recordamos o martírio de João Batista, um homem que não teve medo da verdade e morreu por ela.
Ler maisA Palavra do Senhor é “luz para nosso caminhar”, ensina o Salmo 119,105.
Abre-nos horizontes, permite-nos saborear a presença viva de Deus, ajuda-nos a tomar consciência do grande valor de nossa própria vida, forma em nós o rosto vivo de Jesus.
“Vigiar” significa propriamente abster-se do sonho. Isto é o que precisamente se ilustra no comportamento das virgens.
Ler maisToda a vida está cheia de momentos de graça, únicos, que não se repetem. Os judeus não souberam reconhecer a chegada do enviado. E nós? Desperdiçamos ou não nossas ocasiões de encontro com o Senhor Jesus Cristo?
Ler maisO verdadeiro conhecimento de Jesus não pode vir senão do encontro com Ele. Daí que o convite de Filipe a Natanael pode soar assim: “Deixa de lado tuas ideias e teus preconceitos e confia no encontro com Jesus, depois tira tuas próprias conclusões”.
Ler maisHá uma cidade na Bósnia-Herzegovina, me disseram, chamada Široki-Brijeg, onde ninguém nunca, até onde as pessoas se lembram, se divorciou.
Ler maisA parábola do tesouro escondido e da pérola preciosa pode situar-se muito bem no contexto do convite de Jesus para deixar tudo e segui-lo.
Ler mais“Ó querida Mãezinha, coloca-nos sob a tua proteção e auxílio, que, debaixo do teu manto, sejamos acolhidos, consolados e amparados. Tu és a nossa mãe; e a Ti nos entregamos, mais uma vez, durante este dia dedicado à Tua honra. Reine sobre o mundo inteiro. Amém!”
Ler maisuando aceitamos a nós mesmos dizemos “sim” ao amor de Deus que nos criou, a esse amor que toma forma em nossa pessoa. O amor ao próximo deve ser da mesma natureza do amor por nós mesmos. Isto é, aceitamos ao próximo em sua singularidade, o reconhecemos em sua existência como um “outro” amado e criado por Deus
Ler maisO rei convoca então novos comensais: a porta se abre a todos sem exceção. Porém, também neste caso pode destacar-se a indignidade. Um homem chega à sala do banquete sem as vestes da festa.
Ler maisA parábola dos operários da vinha nos mostra a importância que cada um de nós temos para Deus na construção de seu Reino. O pagamento será igual para todos.
Ler maisNão se deve perder de vista que o Reino inverte as situações. O discipulado se insere dentro deste giro fundamental que a obra de Deus realiza no mundo: não são os primeiros e os mais poderosos do mundo, mas os últimos e os que deixaram para trás seus bens, precisamente por causa de Jesus, os que levam a dianteira.
Ler maisO Reino de Deus não tem preço e, no entanto, custa exatamente o que tu tens…
Ler maisJesus compara sua vinda a terra como um fogo que se expande a toda velocidade por um campo semiárido. Provavelmente está se referindo a um fogo purificador da humanidade e que é símbolo do juízo de Deus, como aquele fogo que o profeta Elias fez cair sobre o monte Carmelo que devia levar o povo a escolher entre Baal e Yahweh (1 Rs 18,21).
Ler maisDepois de ler em Mateus 19 a novidade do Reino no mundo dos casais e no mundo das crianças, hoje nos encontramos no mundo de um jovem. Mateus é o único em detalhar que se trata de um jovem, deixando entender que se encontra na idade das decisões fundamentais que afetam o resto da vida.
Ler maisAnte o Senhor, a mulher é inseparável do homem e vice-versa, diz o apóstolo Paulo (1 Cor 11,11)
Ler maisComo é uma tema tão importante, precisamos estar seguros sobre o que Deus nos ensina sobre este tema através da Bíblia. Apresentamos em seguida alguns mitos e ensinamentos errados que existem sobre o perdão.
Ler mais(Chiara D’Offreducci), nasceu no dia 16 de julho de 1194, em Assis, Itália. Era dotada de grande beleza, filha e neta de fidalgos (família de classe nobre). Seu pai era conde e se chamava Favarone Scifi, Sua mãe Hortolana Fiuni. Viviam em um palácio na cidade, tinha muitas propriedades e até um castelo.
Ler maisO bispo de Matagalpa, Nicarágua, dom Rolando Álvarez, é mantido em casa e impedido de sair por ordem do governo nicaraguense de Daniel Ortega. Sua reação foi cantar para os policiais que mantêm sua casa cercada a canção “Amigo”, de Roberto Carlos.
Ler maissemente constata-se na vida de um discípulo de Jesus.
Ler maisA ideia é que os “pequenos”, quer dizer, aqueles que por sua fragilidade podem ser facilmente excluídos, menosprezados ou escandalizados, contam com o respaldo de Deus. Quem se converte em ameaça para os “pequenos” terá que ver-se com Deus.
Ler maisA fé tem uma dimensão social que poderíamos chamar política, no bom sentido do termo: promover o bem comum, construir a sociedade.
Ler maisNo milagre do peixe, dentro do qual se encontra a quantidade exata da taxa do imposto de duas pessoas, se manifesta a preciosa comunhão que o Mestre está tecendo com seu discípulo: “paga-o por ti e por mim” (17,27b).
Ler mais“Toma sua (própria) cruz”: Estar pronto a seguir levando a cruz implica estar pronto a dar a vida. Pode entender-se como: a radicalidade de quem está disposto a ir até o martírio para manter sua opção por Jesus; fortaleza e perseverança frente aos sacrifícios e dissabores que a vida cotidiana do discípulo comporta; capacidade de “amar” e transformar a adversidade em fonte de vida.
Ler maisPara o povo é o “Cristo” (Messias): o único, o último e definitivo rei e pastor do povo de Israel, enviado por Deus para dar a este povo e a toda a humanidade a plenitude da vida (como já se viu na multiplicação dos pães e em outros milagres);
Para Deus é seu “Filho”: vive em um relacionamento único e singular com Deus, caracterizado pelo conhecimento mútuo, pela igualdade e a comunhão de amor entre o Pai e Ele (consulte 11,27)
O grito de fé da cananeia nos põe em contato com uma realidade profundamente humana: Que não faria uma mãe de família para conseguir que sua filha seja curada e salva?
Ler mais“Peço-Te para que todos aqueles que, arrependidos e confessados, visitarem esta igreja, obtenham o perdão amplo e generoso, com a remissão completa de todos as culpas”.
Ler maisNo meio da tempestade, nas horas das tribulações, é que temos a oportunidade de provar nossa fé, nossa confiança no Senhor. É preciso por o pé primeiro e confiar que Ele colocará o chão pra eu pisar firme.
Ler maisHoje o Evangelho nos coloca frente a um caso concreto de todo este panorama: frente ao problema da fome, das enfermidades, da desorientação na vida, e, sobretudo, ante o desejo de todo este povo, de superar suas limitações, brilha a misericórdia e o serviço de Jesus.
Ler mais