VEM PARA PAZ: Compreender que ser compreendido

Compreender que ser compreendido

Sem compreensão o mundo será sempre mais violento e caótico. A compreensão, o perdão, a fraternidade são elementos que promovem a paz. O exemplo de Cristo nos ensina a combater a violência através da compreensão: “não ofereçais resistência ao malvado. Pelo contrário, se alguém te bater na face direita oferece-lhe também a esquerda” (Mt 5,39). A compreensão nos leva a não julgar e condenar os outros por seus erros. Nos ajuda a ter misericórdia dos fracos.

Nos escritos de São Francisco encontramos a seguinte admoestação: “Bem aventurado o homem que na medida da sua fragilidade, suporta seu próximo naquilo que gostaria de ser suportado por ele, se estivesse em semelhante circunstância”. Jesus nos ensinou a evitar os conflito e promover a paz quando disse: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. Sejamos, pois, compreensivos e promotores da paz e do bem.

Para refletir: Tenho julgado as pessoas que erram? Tenho sido compreensivo com as pessoas ao meu redor? (Filhos, marido, mulher, colegas de trabalho).

Compromisso do dia: Ser compreensivo diante de algo ou alguém que você não suporta.

 

Salmo 62 (61) “Só em Deus está o repouso da minha alma”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: