ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Escutemos os verdadeiros profetas
Senhor faz censura as cidades que não quiseram escutar a sua voz e muito menos os seus enviados. Desconsideraram a mensagem e os mensageiros, ficaram surdos a voz dos profetas.
Ler maisSenhor faz censura as cidades que não quiseram escutar a sua voz e muito menos os seus enviados. Desconsideraram a mensagem e os mensageiros, ficaram surdos a voz dos profetas.
Ler maisNa história de cada um, tamanha decisão, representa um momento chave que não se define necessariamente em termos de acontecimentos presentes ou futuros, mas em termos de graça, que devemos saber aproveitar quando passa por nós, assumindo as dores das rupturas. A propósito dos últimos três personagens, o Evangelho nos deixa sem saber se depois das palavras de Jesus realmente o seguiram ou não.
Ler maisDesde o princípio o discípulo aprende que “tomar a Cruz todos os dias” é saber passar os momentos amargos do desprezo com a maturidade de quem é capaz de afrontar com altivez as recusas, com amor ao adversário (ver 6,27). O que é livre de coração sa
Ler maisQuando se tem em vista a Cruz, então as relações são diferentes: “O que recebe a esta criança em meu nome, a mim recebe; e o que me recebe, recebe Àquele que me enviou; pois o menor entre vós, esse é maior” (9,48). Ponhamos em nossas comunidades a dinâmica e o sabor do Evangelho.
Ler maisO menino de menos de uma semana de idade foi encontrado em uma gaveta de uma cômoda que tinha sido colocada num contêiner de lixo
Ler maisO evangelho deste domingo conta a parábola do “rico epulão”, mas, talvez seja melhor chamá-lo de “rico avarento e pobre Lázaro”. A parábola combina dois temas:
Ler maisJesus recorda a seus discípulos que a Cruz é humildade e pequenez, como a criança que é colocada no meio da comunidade (9,47). Porém, também é acolhida do diferente, é abertura de coração para captar o bom que há nos outros e trabalhar por uma sã harmonia.
Ler maisA festa deste ano traz como tema: “São Francisco, Educador da Paz” e nos faz lembrar o quanto ele foi e é até os dias de hoje aquele que “fala com sabedoria e ensina com amor” (Pv 31,26), com bem vivemos na Campanha da Fraternidade deste ano.
Ler maisFrancisco deitou-se e fingiu um sono profundo. Bernardo fez o mesmo. Então Francisco levantou-se silenciosamente, ajoelhou-se diante da imagem, estendeu os braços em cruz e começou a dizer lentamente: “Meu Deus e meu tudo”
Ler maisA nós, essa pergunta também é feita, mas não podemos dar uma resposta automática. Ela precisa ser dada também em meio a oração. Respondemos a medida que experimentamos a intimidade com o “CRISTO DE DEUS”.
Ler maisA curiosidade de Herodes de saber quem é Jesus é frustrada quando ele o encontra por ocasião da condenação. No palácio, Herodes pede a Jesus que realize um sinal pra ele acreditar e Jesus fica em silêncio. Ele só descobriria a verdade se o acompanhasse até o calvário.
Ler maisconstruída com base em uma cadeia de verbos-ações importantes que nos permitem compreender o que é uma experiência vocacional.
Ler maisligião do livro”, afirma Bento XVI na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, publicada em 30 de setembro de 2010, dia de São Jerônimo. O que o Santo Padre quis dizer com uma frase tão forte e ao mesmo tempo tão desafiadora?
Ler maiss já lidas, veremos que Jesus havia dado aos discípulos muitas instruções, com palavra ou com ações, porém surge a inquietação: estão aprendendo?
Ler maisSe olharmos para trás, nas passagens de Lucas já lidas, veremos que Jesus havia dado aos discípulos muitas instruções, com palavra ou com ações, porém surge a inquietação: estão aprendendo?
Ler maisJesus era acompanhado e ajudado por mulheres, inclusive financeiramente. Precisamos reconhecer o importante papel feminino na construção do Reino de Deus.
Ler maisHoje é dia de Nossa Senhora das Dores, nossa mãe dos Aflitos. Ela está aos pés da cruz e também ao nosso lado em nossas dores.
Ler maisJesus se volta, assinalando a exaltação da Cruz, até o caminhar do povo de Israel pelo deserto (3,14) e finalmente até as profundidades mesmas do amor de Deus (3,16), de onde tudo provém.
Ler maisue nos convida para que nos abramos à mesma experiência da misericórdia de Jesus com o jovem, a mãe viúva e todos os sofredores de nossos dias, aos quais à vida foi negada, para que nos unamos, também, à procissão da vida que Jesus segue encabeçando.
Ler maishttp://pazebem.org.br/wp-content/uploads/2021/09/EFC-SET-13-2021-A-Palavra-de-Deus-curando-nossas-familias.mp3Podcast: Play in new window | DownloadSubscribe: Google Podcasts | RSSLucas 7, 1-10 A força da Palavra de Jesus cura
Ler maisO Evangelho de Lucas, com alguma frequência, nos recorda a importância que tem a Palavra como instrumento de salvação. Já, desde o relato programático, em 4,21, Jesus havia dito: “Esta Escritura que acabais de ouvir, cumpriu-se hoje”; isto se constatou:
Ler maisDeveríamos dar presentes a nossa Mãe, mas hoje é dela que esperamos presente. A mesma que nos presenteou o Filho de Deus nos presenteia também a benção da paz.
Ler maisA comunidade estará acolhendo 10 novos consagrados ao carisma neste dia, todo eles feito uma caminhada de cerca de 5 anos de formação.
Ler maisComeça agora o primeiro discurso formativo de Jesus (ver discurso completo em Lc 20-49, conhecido como o “sermão da planície”). Jesus vai descrever o perfil de um discípulo seu em quatro lições.
Ler maisAos doze chamou “Apóstolos” (que significa “enviados”). Cristo escolheu os doze apóstolos para resgatar o sentido das doze tribos de Israel que Deus deveria reunir no fim dos tempos, conforme o que está dito nas Escrituras.
Ler maisOs primeiros discípulos compreenderam que seu chamado ao seguimento tem, em sua base, uma experiência da misericórdia do Senhor. A obra de Jesus em suas vidas trouxe tempos novos e vida nova que, quem os vê de fora, começa a perceber, através de seus comportamentos tão diferentes com relação às pessoas ao redor (ver as críticas que fazem a eles em 5,30.33 e 6,2).
Ler maisNos dias 27 e 28 de agosto aconteceu o retiro de consagrados em preparação para o grande momento de renovação dos compromisso que nesse ano acontecerá no dia 11 de setembro às 09 horas da manhã na Igreja de São Francisco.
Ler maisÉ uma festa muito antiga. Tem suas raízes no século V, ao menos em Jerusalém. Em Roma se celebrava a “Invenção, ou seja, o Encontro da Santa Cruz”, no dia 03 de maio. Em 1960, as duas festas foram unificadas.
Ler maisPrecisamos recordar o dia em que fomos “pescados” pelo Senhor. Foi por causa de Palavra que seguimos a Jesus.
Ler mais