Porque os franciscanos usam hábitos marrom?
“Sua plumagem é terrena. Dá exemplo a homens e mulheres religiosas que eles não devem ter trajes elegantes e finos, mas usar cores opacas, como a da terra. ”
Ler mais“Sua plumagem é terrena. Dá exemplo a homens e mulheres religiosas que eles não devem ter trajes elegantes e finos, mas usar cores opacas, como a da terra. ”
Ler maisA parábola do tesouro escondido e da pérola preciosa pode situar-se muito bem no contexto do convite de Jesus para deixar tudo e segui-lo.
Ler maisAcredita-se que o gesto deriva de uma tradição romana que simbolizava submissão Os devotos, na hora de rezar, devem unir
Ler maisHoje celebramos a festa do apóstolo São Tiago o maior, irmão de João e que viveu junto a Jesus a experiência de alguns momentos significativos como a cura da filha de Jairo, a transfiguração, a oração no horto.
Ler maisE santo Agostinho diz a este propósito: “Não é toda a alegria a que entrará naqueles que se alegram, mas todos os que se alegram entrarão inteiramente na alegria”. Diz-se no salmo: “Quero contemplar-Te no santuário, para ver o teu poder e a tua glória”(62,3), e noutro: “Ele satisfará os anseios do teu coração” (36,4).
Ler maisA oração começa com um grito do coração: “Pai!”. De repente como que se desprende de dentro do coração um manancial do qual brota toda a oração. Eis aqui seu primeiro impulso! “Pai”, foi a primeira palavra que Jesus pronunciou neste evangelho de Lucas, quando estava no Templo de Jerusalém, para referir-se a Deus: “Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” 2,49).
Ler maisMaria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus: “Então, Jesus falou: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabûni!’ (que quer dizer: Mestre)” (Jo 20,16).
Ler maisA parábola do semeador (13,3-9), a primeira a contar, distingue diversos tipos de terrenos nos quais caem as sementes lançadas pelo semeador, destacando, ao final, um terreno apto para a imensa produção de que é capaz uma simples semente.
Ler maisÉ possível ter nascido na mesma família e não pertencer a ela. Para ser família é preciso se importar com as coisas da família.
Ler mais“Deus lhe dirá, minha mãe: ‘Eu te dei a vida. O que tu me deste?’. E com muito amor a senhora lhe dirá: ‘Eu Te entreguei, Pai, o meu filho como Teu sacerdote / Bendito seja Deus para sempre!”, escreveu o padre nas redes sociais.
Ler maisA relação de Jesus com as duas irmãs e, particularmente, o valor que dar Ele ao gesto de Maria, põe em primeiro plano a pergunta: Que é verdadeiramente importante para Jesus?
Ler maisNós não devemos chorar “leite derramado”. Não precisamos ficar se lamentando por quem não veio, esquecendo dos que já estão.
Ler maisOremos para que, em nosso caminhar com Jesus, a advertência, aqui exposta pelo Evangelho, nos sacuda de nossa comodidade e, acolhendo agradecidamente as obras do Senhor em nossas vidas, seu amor nos conduza para níveis mais altos de compromisso com a proposta do Reino da vida, expressão patente de conversão evangélica.
Ler maisangelho vemos que as cidades de Corazim e de Betsaida, cidades bem conhecidas na região geográfica da missão de Jesus na Galileia, personificam a reação adversa frente ao Evangelho. A indiferença dos que mais receberam é injustificável e, por isso, o julgamento aparece mais duro.
Ler maisMateus nos apresenta de modo reformulado o lado da opção cristã para as habituais relações familiares, inspirando-se no profeta Miquéias: “Porque o filho insulta o pai, a filha levanta-se contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são as pessoas de sua casa” (7,6).
Ler maisEm verdade, em verdade, eu vos digo: o Reino dos Céus é como um homem que, do barco da vida, atira o celular ao mar e começa a viver. O momento presente se tornou sua bússola, seu leme e sua irmandade são sua vela.
Ler maisTudo começa com a pergunta, a princípio maliciosa, do conhecedor da lei: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (10,25). Está interessado na vida eterna; sabe que é um dom de Deus, porém tem que ganhar-se o céu. Está interessado em uma resposta prática: “Que tenho que fazer…?”
Ler maisSe Jesus partilha conosco sua glória: o poder do Reino. Também compartilha conosco a sua cruz: a perseguição e o martírio.
Ler maisUma vez alguém me pediu pra que rezasse pelo seu filho. “Eu rezo por você”, respondi. “Saiba que ninguém nesse mundo tem maior autoridade sobre a enfermidade do seu filho do que você. Ela foi dada quando lhe fez mãe. Peço a Deus que lhe dê consciência desta autoridade”.
Ler maisVamos refletir sobre a nossa disposição, quando a missão que nos foi confiada. Em quem nós confiamos?
Aqui está essa rica homilia do Papa Francisco para nos ajudar na reflexão de nossa missão.
Chama a atenção que a Igreja de Jesus não se tenha edificado sobre anônimos, mas sobre pessoas concretas conhecidas
Ler maisUrge a missão profética e restauradora que anuncia a “justiça do Reino”, proclamada no Sermão da Montanha, com os critérios da misericórdia que acompanharam os milagres Jesus.
Ler maisO contato com Jesus as salva da morte:
A mulher com fluxo de sangue toca o manto de Jesus (dizia para si: “Se eu tocar pelo menos a ponta de seu manto eu serei curada” 9,21);
A jovem filha do magistrado judeu (chefe de sinagoga) é tomada, pela mão, por Jesus (“a tomou pela mão e a menina levantou-se”, 9,25).
A multidão percebe e celebra a presença, em meio deles, de Jesus – o Salvador, o “Deus-conosco” -, pois sua presença é uma manifestação concreta da chegada do Reino de Deus que liberta e dá vida.
Ler maisJesus não chamou aos discípulos pela ficha corrida limpa, mas pelo contrário: “não vim chamar a justos, mas a pecadores” (9,13);
Ler mais