Novena em preparação ao Pentecostes
Em preparação para o grande dia de Pentecostes, do grande derramamento do Espírito Santo sobre todos, trazemos esta novena, para que todos meditem e recebam sua força e sua graça.
Ler maisEm preparação para o grande dia de Pentecostes, do grande derramamento do Espírito Santo sobre todos, trazemos esta novena, para que todos meditem e recebam sua força e sua graça.
Ler mais“o mundo tem de saber que amo o Pai e que faço segundo o que o Pai me ordenou” (14,31).Sua morte é um sinal de seu amor pelo Pai, que se manifesta na obediência a seu querer.
Ler maisNós hoje podemos dizer que somos mais afortunados que os primeiros discípulos de Jesus, que o conheceram fisicamente, ao contrário nós o levamos dentro de nós.
Ler maisSeguimos com o capítulo 14 do Evangelho de João, que começamos a ler sexta-feira passada. Aqui nos apresenta a primeira parte do discurso de despedida de Jesus.
Ler maisDepois ler o Evangelho do “Bom Pastor”, o que “dá sua vida pelas ovelhas”, neste domingo aprofundemos na realidade dessa videira que nos foi dada: é sua própria vida ressuscitada como força da nossa, “seiva” que dá vigor, desenvolvimento e plenitude à nossa existência.
Ler maisMensalmente, o programa sorteia R$ 25 mil entre todos os participantes que peçam a nota fiscal inserindo o CPF. Também são sorteados 15 prêmios de R$ 5 mil, divididos em três áreas do Ceará, premiando o ganhador sorteado e a instituição por ele adotada.
Ler maisJesus anunciou a seus discípulos que se vai e que a comunhão de vida, a amizade vivida por três anos entre eles chega ao fim com a morte na cruz, já não o verão (visivelmente aos olhos humanos, a não ser quando ele queira se manifestar).
Ler maisNós precisamos cumprir com esta ordem do Senhor e sairmos a pregar o Evangelho, a começar pelos mais próximos, na mesa de jantar, nos corredores da empresa onde trabalha, na fila do banco…
Ler maisAquele que crê, é alguém “iluminado” pelo fulgor da glória do Verbo (1,14). Jesus-Luz penetra, amavelmente, no mais recôndito que se permite entrar.
Ler maisfigura do Pastor segue presente no Evangelho que lemos neste dia, sua maneira de cuidar do rebanho é revelador de sua identidade messiânica e divina.
Ler maisO critério para distinguir o bom e mau pastor era seu sentido da responsabilidade. O Pastor na Palestina era totalmente responsável pelas ovelhas
Ler maisO critério para distinguir o bom e mau pastor era seu sentido da responsabilidade. O Pastor na Palestina era totalmente responsável pelas ovelhas: se algo acontecia a uma delas, ele tinha que demonstrar que não havia sido por culpa sua.
Ler maisA imagem do pastor indica ‘relação profunda’ e por isso pode ajudar-nos a buscar o caminho de oração próprio da Bíblia.
Ler maisJesus em fim fala abertamente sobre o grande dom que ele deixará para os cristãos: A Eucaristia! “Quem como deste pão viverá eternamente”.
Ler maisJesus utiliza duas imagens cotidianas e, ao mesmo, tempo fortes, para expressar o que acontece no encontro vivo com Ele. Em Jesus a vida encontra uma nova satisfação porque Ele é a resposta ao que está no fundo de todas as buscas. A fome acaba quando conhecemos a Jesus e, por Ele, a Deus. Nele o coração inquieto encontra seu repouso, o coração faminto é saciado em seus mais profundos desejos.
Ler maisJesus deve ser para nós uma necessidade vital! Mas, tem mais. Jesus disse que “dá a vida” (é mais claro dizer “pão que dá a vida” que simplesmente “pão da vida”).
Ler maisA última etapa do diálogo da multidão com Jesus é a petição e a doação desse pão que Jesus, pouco a pouco, fez desejado. A reação do povo tem os elementos de uma oração: “Senhor, dai-nos sempre desse pão” (v.34).
Ler mais“Buscai-me não porque vistes os milagres. Trabalhai pela comida que dura até a vida eterna” (Jo 6,27)
Ler maisO Evangelho deste terceiro Domingo de Páscoa nos apresenta a aparição de Jesus ressuscitado a seus onze apóstolos reunidos enquanto comentavam o que haviam contado os discípulos de Emaús.
Ler mais“Encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães de cevada que sobraram”
Mesmo que os discípulos tivessem comprado pão, não seria suficiente para todos. Os cinco pães e os dois peixes do jovem, também não são suficientes. O pão abundante, em última instância, provém de Jesus.
Por trás do amor do Pai ao Filho está, também, o amor à humanidade. Portanto, é preciso aceitar a mensagem-testemunho de Jesus. Não há desculpas para não fazê-lo.
Ler maisEntão a Cruz permanece como símbolo do amor de Deus sem medida. Ela demonstra quão longe é capaz de ir Deus e quão longe é capaz de ir Jesus ao jogar-se pela humanidade.
Ler maisuma serpente de bronze e a suspendesse no madeiro. Quem era mordido pela serpente e olhava a serpente seguia com vida.
Ler maisO personagem central do relato de hoje é Maria. Sua vocação para ser a mãe do Messias é única, mas permanece como o modelo para cada um de nós que estamos chamados a “encarnar o Verbo” em nossa vida cotidiana.
Ler maisVaticano divulgou o Anuário Pontifício 2024 e o Anuário Estatístico da Igreja 2022, dois documentos que apresentam uma visão essencial da vida da Igreja, bem como dados estatísticos para avaliar as tendências da Igreja em todo o mundo.
Ler maisContinuando nossa leitura do diálogo de Jesus com Nicodemos, notamos como Jesus põe de relevo o caráter misterioso da realização do novo nascimento pela água e o Espírito Santo.
Ler maisA passagem do evangelho deste domingo, tomado de João, nos diz como se chega a esta alegria. Vamos explorar este e outros elementos da experiência pascal em um relato que é verdadeiramente grandioso: a aparição de Jesus ressuscitado a sua comunidade.
Ler maisPela manhã Jesus esperava os discípulos com brasas acesas, peixe em cima delas e pão. Uma refeição maravilhosa.
Ler maisO primeiro que acontece no encontro com Jesus ressuscitado é a saudação da paz: “A paz esteja convosco” (24,36). A paz é seu dom pascal (ver evangelho do próximo domingo).
Ler maisJesus se aproxima e caminha junto com os discípulos, porém estes não o reconhecem. “Seus olhos estavam retidos para que não o conhecerem” (24,16). É seu modo de ver a Paixão o que lhes impede reconhecer Jesus ressuscitado.
Ler mais“Que vistes de caminho, Maria na manhã? ‘Ah, meu Senhor glorioso, a tumba abandonada, os anjos testemunhas, sudários e mortalha. Ressuscitou, deveras meu amor e minha esperança!’”
Ler maisNesta semana, cada dia tem para nós o mesmo valor do Domingo de Páscoa. Leremos sete encontros com Jesus Ressuscitado.
Ler maisTenhamos presente que os evangelhos não têm a pretensão de descrever como foi a ressurreição de Jesus, mas como se dá a experiência do Ressuscitado.
Ler mais