Visitação da Bem-aventurada Virgem Maria (EFC)
Maria acolhe com muito amor a notícia da gravidez de sua parenta e vai visita-la. Vejamos essa bela atitude, é impossível dizer que ama a Deus, se não ama o outro
Ler maisMaria acolhe com muito amor a notícia da gravidez de sua parenta e vai visita-la. Vejamos essa bela atitude, é impossível dizer que ama a Deus, se não ama o outro
Ler maisEsta cena constitui uma dos mais vibrantes “desenvolvimentos” teológicos de todo o Evangelho de São Marcos. Aqui Jesus dá uma interpretação do significado último de sua morte. Este é um dos textos mais estudados de todo o Novo Testamento
Ler maisSeguimos, passo a passo, o caminho de formação de Jesus com seus discípulos, o qual coincide com a subida a Jerusalém. Chegamos à lição central que se desprende do discipulado da Cruz: o serviço aos demais, ainda que com sacrifício.
Ler maisassegura que, quem tem deixado tudo por Ele e para o Evangelho (casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras (trabalho), que, traduzido, soaria como o indispensável para viver bem), garante para si, o presente e o futuro.
Ler maisO Evangelho de Marcos ilumina nesta ocasião a compreensão, contemplação e vivência do Mistério. Vemos Jesus enviar seus discípulos para preparar o banquete pascal. Logo, na última ceia, Jesus evoca o rito da Aliança do Sinai e sela uma Nova Aliança em seu Sangue.
Ler mais”seguir Jesus”. Com coração e mãos livres podemos seguir a Jesus e fazer o que Ele nos diz. Vem à mente uma frase que encontrei em um cartaz: “Quando morremos, deixamos o que temos e levamos o que demos”.
Ler maisAo olhar para um deles e compará-lo com tantas outras maravilhosas aves que Deus criou, caberia perguntar: por que será que o pardal existe? Sua presença em nada eleva a mente ao Céu Empíreo; tampouco sua forma de viver, tão corriqueira, convida a remontar o espírito às alturas celestes.
Ler maisSeguimos, passo a passo, o caminho de formação de Jesus com seus discípulos, o qual coincide com a subida a Jerusalém. Chegamos à lição central que se desprende do discipulado da Cruz: o serviço aos demais, ainda que com sacrifício.
Ler maisA marca do verdadeiro amor é a indissolubilidade, pois amar é decidir fazer o outro feliz sempre. Isso não tem limite de tempo. Um amor provisório não é amor. Amar é comprometer-se com a felicidade do outro para sempre: na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-o e respeitando-o todos os dias da sua vida.
Ler maisUma declaração de 23 de maio de 2024 do Dicastério para as Causas dos Santos do Vaticano anunciou que outro milagre foi atribuído à intercessão de Carlo Acutis (1991-2006), o que significa que ele será canonizado.
Ler maisNo espaço e no tempo se exerce, a partir de agora, o Senhorio de Cristo. É assim que a Ascensão de Jesus não é ausência do mundo, mas outra maneira de estar presente n’Ele. Jesus Cristo é para sempre o “Deus conosco”.
Ler maisEscandalizar, no Evangelho, significa tornar-se ocasião de pecado para alguém, afastá-lo do projeto de Deus, torná-lo merecedor de condenação.
Ler maisA reação de Jesus parece desconcertante, já que desautoriza o que fizeram os discípulos. Jesus dá um critério a seus discípulos: onde se faz o bem no nome e com o nome seu, não há que impedir-lhe. Mas isto não quer dizer que uma pessoa assim esteja sendo admitida automaticamente como discípulo
Ler maisUm estudo de Harvard acompanhou todos os anos de vida de 724 jovens desde 1938 até hoje: finalmente, foram divulgadas as conclusões sobre a idade em que as pessoas são mais felizes
Ler maisPor que Jesus, como gesto significativo chama a si um menino e o põe de exemplo? O menino hoje e sempre foi a parte mais frágil e vulnerável da sociedade e com frequência o vemos nos noticiários.
Ler maisO Papa Francisco estabeleceu que, na segunda-feira depois da Solenidade de Pentecostes, detalhe bem significativo, é obrigatória para toda a Igreja de rito romano a Memória litúrgica de Maria, Mãe da Igreja.
Ler maisHoje celebramos e revivemos o mistério de Pentecostes, a plenitude do mistério da Páscoa na efusão do Espírito Santo.
Ler mais“Interrogando Pedro, Jesus também interroga cada um de nós.
A pergunta: “Amas-me? ”dirige-se a todo discípulo.
O cristianismo não é um conjunto de doutrinas e práticas; é uma realidade muito íntima e profunda.”
Não podemos esquecer que o Senhor pediu ao Pai a unidade dos seus discípulos a fim de que ela desse testemunho da sua missão e que o mundo pudesse acreditar que o Pai o tinha enviado.
Ler maisA oração de Jesus em Jo 17, se desenvolve em três círculos, que são relacionais: primeiro se centra na pessoa e na missão de Jesus com relação ao Pai, logo depois na relação de Jesus com os onze discípulos que ficam – sob a luz do amor do Pai -, e finalmente na relação de Jesus e sua comunidade com os discípulos que ingressarão à comunidade nos tempos futuro, entrando na família do Pai.
Ler maisA alegria que o mundo oferece é transitória. Exulta-nos por momentos e gera boas recordações o que nos harmoniza a vida.
Ler maisJesus faz o resumo de sua obra no mundo a partir da descrição do duplo movimento de “vinda” e “regresso” ao Pai (16,28). Em um só olhar Jesus abraça seu caminho inteiro. É a partir deste horizonte que temos que entendê-lo.
Ler maisObservemos que o envio à missão é universal. Se a salvação é oferecida a todos os povos, sem dúvida o dom da “fé” é uma condição fundamental. Não basta receber a notícia, tem que respondê-la
Ler maisJesus compara sua Páscoa com um parto: “A mulher, quando vai dar a luz, está triste, porque a sua hora chegou; porém, quando deu a luz ao menino, já não se recorda do aperto pelo gozo de haver nascido um homem no mundo” (v.21)
Ler maisAssim como nós temos o nosso ritmo, aquele que está sendo orientado por nós também. Precisamos compreender.
Ler maisAí estão 10 coisas que sua mãe nunca te contou, mas que talvez seja bom você saber agora
Ler mais“Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar” (16,12). Estas são palavras que infundem ânimo. Jesus fala a seus discípulos com muita ternura. Compreende a confusão que têm e sua debilidade frente à realidade da Paixão.
Ler maisÀ meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram.
Ler maisO “Paráclito” não vem, em primeiro lugar, para eliminar nossos problemas: ele nos ensina a analisá-los e a descobrir o que é que, verdadeiramente, temos que trabalhar em nós, para poder sustentar e avivar o testemunho de uma vida em Cristo. E isto já é o decisivo.
Ler maisO texto de Jo 15,9-17 é uma belíssima catequese pascal que provém da boca de Jesus. Ao proclamar que Jesus está vivo e atuando no meio de nós, a comunidade joanina compreende que Jesus Ressuscitado não é só “nossa vida” (como o enfatiza a alegoria da “videira e dos ramos”), mas também “nosso viver”.
Ler maisAli Ağca tentou assassinar João Paulo II em plena Praça São Pedro em 13 de maio de 1981. O atentado, como refere o site oficial do Vaticano, aconteceu exatamente às 17h19min, enquanto o Pontífice percorria a praça de papamóvel, antes da tradicional Audiência Geral.
Ler maisNós precisamos ser esse reflexo de Deus para todos. Quem olha pra Jesus vê o Pai e quem olha pra você, vê a quem?
Ler maisorigem do amor: há um rio de amor divino que vem do coração do Pai, que desce através do Filho e chega aos discípulos. Todo amor autêntico vem de Deus.
Ler maisHoje (1º), a Igreja celebra a festa de são José Operário, padroeiro dos trabalhadores, coincidindo com o Dia Mundial do Trabalho. Esta celebração litúrgica foi instituída em 1955 pelo papa Pio XII, diante de um grupo de trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Ler mais