ESTUDO BÍBLICO: Domingo da Ressurreição.
Neste Domingo gritemos com todas as nossas forças e do mais profundo de nosso coração:
“Cristo ressuscitou dentre os mortos dando-nos, a todos, a vida!”.
Neste Domingo gritemos com todas as nossas forças e do mais profundo de nosso coração:
“Cristo ressuscitou dentre os mortos dando-nos, a todos, a vida!”.
“Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça” Ef 1,7
Ler maisDentro do tempo do sofrimento de Jesus, destacamos suas últimas palavras proferidas na Cruz. A Igreja guarda estas Palavras e sempre as medita, principalmente na sexta feira da Paixão
Ler maisPercorrendo o itinerário de Jesus, vamos marcar no tempo suas horas de agonia em sua paixão por nós.
Ler maisJesus pede que o imitemos para que, através dos serviços humildes de amor aos irmãos, possamos transformar o mundo e oferecê-lo ao Pai em união com sua oferenda na Cruz. Essa é a raiz do ser sacerdotal de Jesus.
Ler maisO sol acaba de se ocultar e começa o ritual da ceia pascal (v.20). Trata-se de uma festa de alegria, mas, para Jesus e os discípulos, a hora solene do banquete está inserido em um doloroso contexto de traição. O evangelista faz soar, a seguir, a nota aguda da Paixão: “Um de vós me entregará” (v.21).
Ler maisHoje é o dia de escutarmos o coração de Jesus.
Da ceia em Betânia passamos à Última Ceia, na qual Jesus se despede de seus discípulos. Nela, Jesus lhes lavou os pés (evangelho da próxima quinta-feira). A refeição se interrompe bruscamente e passa-se a três cenas que culminam neste capítulo do evangelho de João
O evangelho de hoje é uma excelente porta de entrada no mistério pascal de Jesus, ao modo de João. Junto à melodia aguda do amor se faz sentir o contraponto do desamor que rejeita a Jesus. Hoje os amigos oferecem uma ceia a Jesus, mas, logo será Ele quem a oferece e o dom maior será Ele mesmo.
Ler maisSegundo o Evangelho de Marcos, que é o que lemos neste ano, Jesus veio a Jerusalém durante sua vida pública uma só vez e esta vez foi para morrer ali, como Ele mesmo havia anunciado: «Jesus começou a mostrar aos seus discípulos ser necessário que fosse a Jerusalém e sofresse muito por parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos escribas, e que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia» (Mt 16,21).
Ler maisA ceia em Betânia se situa “seis dias antes da Páscoa” (v.1ª). Assim João começa a contagem regressiva da morte de Jesus. De outro lado, a menção de Betânia como o lugar “onde estava Lázaro, o que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos”(v.1) liga o que acaba de ocorrer (a experiência de fé na ressurreição) com a Paixão de Jesus que está por iniciar.
Ler maisDiante de muitas perseguições, ameaças de morte entre outras notícias ruins vividas por Jesus, ele vai para onde seu coração repousa. Dá um descanso para sua mente e reaviva as energias para recomeçar a luta.
Ler maisesus disse a seus discípulos que não verão a morte, ou seja, quem crer n’Ele terá a vida. Assim prometeu à Samaritana (4,14), aos judeus de Jerusalém (5,24), a todo o que crer n’Ele (6,40). Nesta passagem a promessa da vida implica que “não verá a morte”.
Ler maisse mantém fieis a minha Palavra (então) serão meus discípulos, conhecerão a verdade e a verdade os fará livres” (8,31), e “Se o Filho lhes dá a liberdade, (então) serão realmente livres” (8,36). Aqui se conectam estreitamente duas realidades: “ser discípulos” e “ser livres”.
Ler maisbusca pelo transcendente, esquecemos que por trás de um santo existe um homem, e que José se faz o modelo ideal do homem santo.
Ler maisTanto os acusadores como a mulher acusada experimentaram a misericórdia de Deus. Os acusadores compreenderam que quem costuma levantar o dedo para apontar o pecado de outros é uma pessoa que também necessita da misericórdia de Deus e que, por isso, não deviam agir com presunção e sem misericórdia com o próximo.
Ler maisA Via Sacra, que significa o “Caminho Sagrado” ou o “Caminho da Cruz”, é uma oração muito propícia para o tempo da Quaresma. Nela, nós meditamos o que aconteceu desde que Jesus foi condenado até o momento em que colocaram Ele no sepulcro.
Ler maisA imagem do grão que “morre” quando é semeado, nos ensina uma grandiosa maravilha. Assim como a semente morre para dar lugar a uma planta, sem que a planta seja distinta da semente, assim Jesus em sua morte entra para uma vida nova inédita.
Ler maisCompreenderam que quem costuma levantar o dedo para apontar o pecado de outros é uma pessoa que também necessita da misericórdia de Deus e que, por isso, não deviam agir com presunção e sem misericórdia com o próximo.
Ler maisCelebramos a solenidade de São José. A liturgia da Igreja nos convida a ler as palavras que descrevem a José, primeiro na genealogia de Jesus (“Jacó gerou a José, o esposo de Maria”; Mt 1,16) e logo no relato do anúncio da concepção virginal de Jesus (Mt 1,18-24)
Ler maisAo aproximar-nos do final da Quaresma, o Evangelho de João está querendo nos introduzir, pouco a pouco, na paixão de Jesus, ao colocar-nos em contato com os sentimentos de ódio e repulsa de seus opositores e com as ameaças de morte, às quais, constantemente, é submetido.
Ler maisApresentamos nosso modelo de levar a mensagem através das artes: Música, Dança, Ballet, Teatro…
Ler maisNós podemos dar testemunho de Cristo com nossa vida, sendo, mais do que dizendo:
“Mas é preciso que minhas atitudes, superem minhas palavras”
Com estas palavras Jesus está revelando sua dependência absoluta do Pai. Jesus se coloca ao lado de Deus, junto com Ele, se atribui o agir do Pai, reconhecendo nele a única fonte de seu ser e de seu agir.
Ler maisO texto de hoje começa com uma situação bem precisa: uma festa em Jerusalém; e nos situa concretamente na piscina que ali se encontrava à qual davam o nome de Betesda, que quer dizer “casa da misericórdia”, e aonde colocavam uma grande quantidade de enfermos
Ler mais“Acreditou o homem na Palavra de Jesus” e se pôs a caminho (v.50). Acreditou na Palavra de Jesus! Não insistiu na necessidade de sua presença.
Ler maisNas duas semanas que vêm, nós nos encontraremos no caminho do Senhor para a Páscoa, guiados pelo Evangelho de São João. Os textos destes dias nos levarão até o umbral da Paixão do Senhor.
Ler maishttps://pazebem.org.br/wp-content/uploads/2021/03/EFC-MAR-12-2021-Amar-a-Deus-de-todo-o-coracao.mp3Podcast: Play in new window | DownloadSubscribe: Google Podcasts | RSSMarcos 12,28b-34 PRIORIDADE EVANGÉLICA (I): UM AMOR OBLATIVO QUE É
Ler maisPortanto, quem está com Jesus recolhe frutos de vida: recupera a filiação perdida, entra no coração do Pai e ama aos irmãos com seus mesmos sentimentos. Estar com Jesus leva-nos a ter seu Espírito.
Ler maisDeus é o primeiro que põe em prática a Lei em seu Filho Jesus. A “justiça” primeira é a de Deus. E esta justiça –segundo o evangelho de Mateus- se chama Jesus. Por isso não se falará explicitamente do “ensinamento de Jesus” (só até 7,24), mas do “cumprimento da Lei”, simplesmente porque esta ordem de idéias é o mesmo.
Ler maisO Evangelho deste dia iniciado no discurso de Jesus sobre as relações fraternas próprias da comunidade dos discípulos (Mt 18), nos coloca ante um ensinamento de Jesus sobre a necessidade de perdão.
Ler maisO malígno usa sempre as mesmas armadilhas para nos destruir, mas Jesus nos ensina como vencer. Nesta palestra vamos analisar cada uma delas e usar as armas que Jesus nos deixou para vencer o mal.
Ler maisAo iniciar esta terceira semana de quaresma, a Palavra nos introduz, delicadamente, no mistério Pascal que, de alguma forma, esteve sempre presente durante sua vida e, em particular, durante sua missão.
Ler maisAo iniciar esta terceira semana de quaresma, a Palavra nos introduz, delicadamente, no mistério Pascal que, de alguma forma, esteve sempre presente durante sua vida e, em particular, durante sua missão.
Ler maisFique por dentro de nossa programação para esse mes de março
Ler maisJoão 2,13-25 Um novo modo de edificar e de viver “a Casa de meu Pai” “Aquele templo era uma sombra:
Ler mais“Alguns santos têm o privilégio de estender-nos seu patrocínio com eficácia específica em determinadas necessidades, mas não em outras; mas nosso santo padroeiro São José tem o poder de nos ajudar em todos os casos, em todas as necessidades, em todos os empreendimentos. ”
Ler maisJesus, o filho assassinado fora da cidade, é a pedra angular que nos oferece gratuitamente sua herança revestindo-nos de sua mesma vida; na cruz Ele venceu o nosso ódio e fez brotar o amor; de nossa miséria fez brotar torrentes de misericórdia.
Ler mais