As dores de São José

Essa devoção reconhece sete eventos na vida de José que foram difíceis para ele suportar.

Muitos católicos estão familiarizados com as 7 Dores de Maria, uma devoção que honra eventos particulares na vida de Maria que causaram seu sofrimento, mas poucos sabem sobre uma devoção semelhante por São José.

A tradição vem de uma história popular sobre dois franciscanos que foram pegos em uma tempestade, narrada no livro Annals of Saint Joseph do século 19 .

Dois padres da ordem franciscana navegavam ao longo da costa da Flandres, quando surgiu uma terrível tempestade, que afundou o navio, com seus trezentos passageiros. Os dois padres tiveram presença de espírito suficiente para agarrar-se a uma prancha, sobre a qual foram jogados de um lado para outro nas ondas, durante três dias e três noites. Em seu perigo e aflição, todos recorreram a São José, implorando sua ajuda em sua triste condição.

São José apareceu para eles e os ajudou a chegar a um porto seguro. Em seguida, o santo “aconselhou- os a recitar diariamente o Pai-Nosso e a Ave-Maria sete vezes, em memória das suas sete dores ou sofrimentos, e das suas sete alegrias, e depois desapareceu”.

Aqui estão as sete tristezas de São José, baseadas em vários eventos da Bíblia , conforme registrado no livro devocional do século 19, As Glórias da Igreja Católica .

  1. “ Primeiro , ao descobrir que sua honrada Senhora e amável esposa havia concebido, e à ideia de ser obrigado pela lei a abandoná-la. (São Mateus 1,18-19.) ”
  2. “ Em segundo lugar , por não ser capaz de encontrar alojamento na cidade de Belém para o Rei e Rainha do céu, e por ver Jesus deitado tremendo em uma pequena palha em uma manjedoura, entre dois animais – Seu único abrigo do frio, havendo não há lugar para Ele na pousada. (São Lucas 2, 7.) ”
  3. “ Terceiro , ao ver a criança divina sofrer e derramar tanto de Seu precioso sangue na dolorosa cerimônia de Sua circuncisão, quando tinha apenas oito dias de idade. (São Lucas ii. 21) ”
  4. “Em quarto lugar , ao ouvir, no dia da purificação, a profecia do santo Simeão, de que a criança deveria ser objeto de contradição e perseguição, e que uma espada de tristeza trespassaria o coração de Maria. (São Lucas ii. 34, 35.) ”
  5. “ Quinto , sua fuga para o Egito com a criança e Sua Mãe, na escuridão da noite e no auge do inverno, para escapar da perseguição levantada por Herodes contra a adorável criança. (São Mateus 2, 13.) ”
  6. “ Sexto , ao voltar do Egito, ao ouvir que Arquelau, mais cruel ainda, reinava na Judéia no quarto de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá e, sendo advertido durante o sono, retirou-se para a Galiléia. (St. Matt. Ii. 22.) ”
  7. “ Sétimo , na célebre peregrinação a Jerusalém, não encontrando o menino Jesus, seu único consolo, entre seus conhecidos, o buscou três dias, lamentando sua perda. (São Lucas 1,45-48.) ”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: