ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: A vela no Castiçal.

Marcos 4,21-25

Temos em nós a chama do amor de Deus que ilumina a nossa alma, e portanto, temos mais que obrigação de fazer essa chama acender outros corações. Iluminar, essa é a missão de todo cristão.

A vela no castiçal (São Máximo, o Confessor – 580-662, monge e teólogo).

A vela no castiçal, de que fala as Escrituras, é nosso Senhor Jesus Cristo, Luz verdadeira do Pai que ilumina todos os homens que vêm ao mundo (Jo 1,9).

Quanto ao castiçal, é a santa Igreja. É na sua proclamação que está a Palavra luminosa de Deus, que ilumina os homens do mundo inteiro como habitantes da sua casa, e que preenche todos os espíritos com o conhecimento de Deus […].

A Palavra não quer permanecer escondida; deseja ser posta em evidência, bem no topo da Igreja. Dissimulada sob a letra da Lei, escondida, a Palavra teria privado todos da luz eterna.

Não teria possibilitado a contemplação espiritual aos que procuram libertar-se da sedução dos sentidos, capazes de ilusão e prontos a perceber apenas coisas materiais e passageiras.

Mas posta no castiçal que é a Igreja, isto é, fundada sobre o culto em espírito e em verdade (Jo 4,24), ela ilumina todos os homens […]

Pois a letra, se não for compreendida pelo espírito, tem apenas um valor material e limitado; só por si não permite à inteligência captar o alcance do que está escrito […].

Não escondamos, pois por pensamentos ou ações, a vela acesa, isto é, a Palavra de Deus que ilumina a inteligência. Não sejamos culpados por dissimular sob a letra a força incompreensível da Sabedoria divina.

Em vez disso, coloquemos a Palavra no castiçal que é a Igreja, no topo da verdadeira contemplação que faz luzir, para todos à luz da revelação divina. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: