Como uma pandemia mudou a Avé-Maria
Os cristãos acrescentaram “rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte” no meio da Peste bubônica.
O Venerável Fulton J. Sheen explica essa origem em seu livro O Primeiro Amor do Mundo .
Como se apodera dos dois momentos decisivos da vida: “agora” e “na hora de nossa morte”, sugere o clamor espontâneo das pessoas em grande calamidade . A Peste Negra, que devastou toda a Europa e destruiu um terço de sua população, levou os fiéis a clamarem à Mãe de Nosso Senhor para protegê-los em um momento em que o momento e a morte presentes eram quase um.
Um especialista em devoção mariana, pe. Donald H. Calloway, confirma essa conclusão em seu livro Campeões do Rosário e explica como: “Após a Peste Negra, a segunda metade da Ave Maria começou a aparecer nos breviários de comunidades religiosas, especialmente nos mercedários, camaldulenses, e franciscanos … o povo do século XIV precisava muito da dimensão ‘cheia de esperança’ da segunda metade da oração da Ave Maria ”.
A oração assumiu várias formas durante esse período sombrio na Europa, mas foi oficialmente reconhecida após a publicação do Catecismo do Concílio de Trento e a oração completa foi incluída no Breviário Romano de 1568.
sobre a peste bubônica segundo wikipedia.org
A Peste Negra, também conhecida como Peste Bubónica, Grande Peste, Peste ou Praga, foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactérias Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste (septicémica, pneumónica e, a mais comum, bubónica), tenha sido a causa.[6] A Peste Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia de peste.[7] A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas, com efeitos profundos no curso da história da Europa.
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre 30% a 60% da população da Europa.[12] No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 475 milhões para 350–375 milhões no século XIV.[13] A população da Europa demorou cerca de 200 anos a recuperar o nível anterior[14] e algumas regiões (como Florença) recuperaram apenas no século XIX.[15][16][17] A praga retornou várias vezes como surtos até ao início do século XX.
original em https://aleteia.org/2020/03/17/how-the-black-plague-changed-the-hail-mary-prayer/