Porque o Isolamento Social é o melhor remédio contra a COVID 19?

Por  Dr.José RobertoPereira de Sousa
Medico e Psicólogo

POR QUE PRECISAMOS FICAR EM ISOLAMENTO?

Ninguém precisa saber tudo, mas a ignorância sobre determinados temas pode colocar em risco a sua vida ou até a de milhões de pessoas. A Pandemia começou com adoecimento de uma pessoa, mas ela não sabia que através dela, toda humanidade ficaria em risco… Estes dias ouvi um político dizer que estava havendo uma neurose, que 70% da população iria contrair a doença; o que resta é aceitar o fato. Que ignorância!? Ou que maldade?!

Vejam bem, não é fato que 70% ficarão doentes. Alguns países conseguiram deter a Epidemia e, tudo indica, que teremos uma vacina em breve.
Então, dizer que 70% terá a doença, não é fato!!! Mentira? Ignorância?
Mas vamos pensar que seja verdade que 70% da população venha a ter a doença. Neste caso, seria também ou Ignorância ou Mentira dizer que quem está procurando diminuir a velocidade do adoecimento das pessoas estaria com um esforço perdido.

Para aqueles que não são Sanitaristas ou estudiosos desta área, vou explicar para não ficar também nesta Ignorância. Resolvi explicar de uma forma comparativa para que todos entendam. Lembrem-se da barragem que quebrou as paredes e alagou as cidades no estado de Minas Gerais, matando inúmeras pessoas. Agora imaginem se o mesmo volume de água e lama fosse derramado lentamente. Será que seria a mesma tragédia? Morreria a mesma quantidade de pessoas?

Agora, vou dizer algo que até poucos profissionais de saúde sabem. Há tratamento confirmado para diminuir as mortes!!!!!
A maioria das mortes se dá por falta de assistência adequada! Não é por falta de um medicamento contra o vírus.
Vou dar outro exemplo para que entendam. Imagine uma criança que está com muita diarréia. Pra quem não sabe, a maioria destas diarréias que matavam as crianças eram causadas por vírus e que não tem medicamentos. O que se descobriu, que o vírus causava a diarréia e que a diarréia causava desidratação. As crianças morriam de desidratação. Descobriram também que o organismo conseguia debelar o vírus em poucos dias, mas a desidratação poderia matar a criança antes. Qual foi o tratamento? Hidratar a criança, enquanto o organismo debelava o vírus (criava imunidade). Hoje, quase nenhuma criança morre desse tipo de diarréia.

No caso da COVID-19 é muito semelhante. A maioria das pessoas estão morrendo porque os hospitais estão ficando lotados rapidamente; então, não há leito nem aparelhos ou equipe médica para tratar todos. Ou seja, não tem como dar o suporte que as pessoas precisam para que o organismo crie imunidade. São poucas horas ou dias de suporte para que o próprio organismo consiga vencer o vírus com a imunidade.
Imagine agora, uma pessoa dizer pra você que preferiu soltar toda água da barragem de uma vez só. E que era uma neurose querer soltar devagar porque a água teria que sair mesmo.

Ou imagine um médico dizer pra uma mãe que, como a diarréia da criança era por um vírus que não tem remédio pra matar, não vai fazer nada pela criança. E acaba deixando a criança morrer de desidratação. Ou se a mãe leva a criança no hospital para hidratar, mas não tem vaga para internar a criança para a hidratar? A criança morreu por causa do vírus que não tinha remédio ou porque não foi hidratada?
Dr. José Roberto Pereira de Sousa (NESC/DSC/UFC)

ENTÃO, QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

Quer saber qual o melhor tratamento para COVID-19 grave????
Tratamento que, com certeza absoluta, tem salvado a grande maioria dos doentes graves!!!
Vou lembrar aos meus colegas médicos e esclarecer a população em geral. Primeiro vou explicar algo sobre a doença que poucos sabem (o que acontece na maioria dos doentes que chegam grave):
1- A doença é autolimitada, ou seja, ela em poucos dias será resolvida pela imunidade do doente. Então, o doente precisa ganhar tempo, enquanto o organismo constrói a imunidade contra a doença. O paciente precisa de uma ajuda de medicamentos e aparelhos por poucos dias, cerca de 7 dias.
2- A doença pode “atacar” vários órgãos, antes que o vírus seja “destruído” pela imunidade do doente. Pode atacar os pulmões, os rins, o coração, os vasos sanguíneos, a coagulação do sangue. Também a Infecção viral propícia o aparecimento de outras infecções por bactérias no paciente. Ou seja, muitas alterações que conhecemos o tratamento é que põe em risco a vida do doente, antes de conseguir formar a imunidade contra o vírus.
3- Os bons serviços hospitalares conseguem ajudar a manter a respiração do paciente (oxigênio, respirador) conseguem manter a função renal (até com diálise), consegue manter a função cardíaca (vários medicamentos), consegue diminuir a grande coagulação do sangue do paciente (anticoagulante).

ENTÃO, O GRANDE TRATAMENTO QUE DIMINUI COM CERTEZA AS MORTES É TER UM TRATAMENTO ADEQUADO EM UM HOSPITAL!!!! Mesmo que não tenha tratamento contra o vírus.
Deu pra entender porque temos que aumentar as vagas nos hospitais ou diminuir a velocidade de pessoas adoecendo? Sem vaga e tratamento adequado para os casos graves, o organismo sozinho pode não ter tempo suficiente pra resistir aos danos da doença.
Dr. José Roberto Pereira de Sousa (NESC/DSC/UFC)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: